HOME

Home

Agressão não! Atriz faz vídeo sobre relacionamento abusivo

Saiu no site INSTITUTO GELEDÉS: 

 

Veja publicação original: Agressão não! Atriz faz vídeo sobre relacionamento abusivo

.

Por Priscilla Geremias

.

.

O femicídio é, infelizmente, uma realidade para mulheres brasileiras. Assassinatos de mulheres aumentaram 6,4% nos últimos 10 anos e as negras são as principais vítimas, de acordo com o Atlas da Violência 2018. Um vídeo da atriz Evelyn Félix, de 19 anos, sobre o tema viralizou nas redes sociais e contribuiu com o debate.

.

Em conversa com a Marie Claire, Evelyn conta que quem teve a ideia do vídeo foi sua mãe Alzira Félix, de 45 anos. “Ela encontrou esse poema na internet que fala sobre feminicídio, de autoria desconhecida, e foi aí que começamos a pensar no vídeo.”

.

Além do poema, relatos de outras mulheres inspirou Evelyn. “Assisti vídeos no Instagram e no Youtube de depoimentos de mulheres que já passaram e passam por isso. E eu li algumas matérias que abordam esse assunto para tentar entender essa triste realidade.”

.

“Recebi inúmeras mensagens de pessoas me questionando sobre o real motivo de ter feito a interpretação de um assunto tão importante, se eu nunca havia vivenciado um caso. Esse é, na verdade, o papel de uma atriz, poder interpretar e viver o personagem em situações nunca vividas na vida real”, explica Evelyn.

.

O vídeo viralizou e alcançou grandes números. São 1.536.860 visualizações e 15,1 mil comentários até o momento. Evelyn conta que, para sua surpresa, as pessoas reagiram ao vídeo de várias maneiras.

.

.

“O que mais mexeu comigo foram as mensagens de pedido de socorro de filhos que vivem nessa situação”, diz Evelyn (Foto: Reprodução / Instagram)

.

“Recebi mensagens de homens e mulheres de várias regiões do Brasil e do mundo, como Estados Unidos, México, Coréia e outros. O que mais mexeu comigo foram as mensagens de pedido de socorro de filhos que vivem nessa situação e não sabem como lidar, preferem
silenciar, protegendo seu pai, ao invés de denunciar e vê-lo preso. Talvez por remorso ou por medo. Há também muitos depoimentos de mulheres que ainda estão aprisionadas e de mulheres que conseguiram se libertar de seus agressores. Foram milhares de homens me dando apoio, pessoas elogiando e agradecendo pelo trabalho no vídeo”, conta Evelyn.

.

A atriz completa: “são dois motivos pelo qual é importante interpretar e não só falar como é uma relação, o primeiro é porque a mulher que passa por essa situação normalmente
não fala, evitando exposição por medo, e, ficam fechadas no seu mundo, reféns das agressões e de suas consequências; e o segundo motivo é que a interpretação com a linguagem gestual torna a mensagem universal.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME