HOME

Home

Viva Maria: A emblemática luta da militância feminista pela prisão de Marcelo Bauer

Saiu no site EBC:

 

Veja publicação original: Viva Maria: A emblemática luta da militância feminista pela prisão de Marcelo Bauer

.

Apresentação Mara Régia

.

Viva Maria hoje se propõe a recontar a história de um crime que chocou Brasília e o Brasil. O assassinato da estudante da UnB, Thaís Muniz Mendonça, sequestrada e morta aos 19 anos com um tiro e 19 facadas, nos limites do campus da Universidade de Brasília.

.

Marcelo Bauer Duarte foi o autor do crime contra a ex-namorada, inconformado com o fim do romance, mas sequer chegou a prestar depoimento no Brasil. Conseguiu fugir a tempo de se livrar da prisão preventiva decretada em 17 de julho de 1987, portanto, há exatos 31 anos, pelo delegado Gilberto Dantas de Araújo, chefe da 2ª Delegacia de Polícia.

.

Na manhã seguinte, a Justiça expediu o documento que dizia: “Não temos pressa. Se ele estiver mesmo fora do país, pedimos a extradição, pois se trata de crime comum”, disse o então delegado Gilberto Dantas de  Araújo.

.

A partir daí, o movimento feminista, aliado ao Fórum de Mulheres do Distrito Federal, resolveu não esperar pelos mandos e desmandos dos poderosos da capital e foi à luta.

.

Nessa época, por inúmeras vezes, foi Viva Maria, esse nosso programa, que emprestou seus microfones a uma militância aguerrida que, ora na Rodoviária do Plano Piloto, ora nas praças, e até na igreja onde foi celebrada a missa de sétimo dia de Thaís, esteve mobilizada com o objetivo de cobrar justiça, muito embora, na época, pouca gente acreditasse que Marcelo viria a ser preso.

.

Uma das vozes que se uniu desde os primeiros dias a toda essa luta, como  feminista militante, foi a da advogada Iaris Ramalho, que relembra, agora, nossa força, raça e fé em ver Marcelo Bauer na cadeia. Coisa que só veio a acontecer no último 25 de abril, na Alemanha. Antes tarde do que nunca!

.

Seja muito bem-vinda ao Viva Maria!

.

Confira Programa:

.

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME