HOME

Home

“Sua vida não é uma frase de efeito”: Vivi Duarte dá dicas para “chegar lá” respeitando o seu tempo e espaço

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE

 

Veja publicação original:  “Sua vida não é uma frase de efeito”: Vivi Duarte dá dicas para “chegar lá” respeitando o seu tempo e espaço

.

A colunista Viviane Duarte dá o caminho das pedras para quem quer empreender. Tome nota!

.

Por Viviane Duarte

.

A gente sempre ouve frases de efeito como: “Seja protagonista! Tenha um plano! Faça acontecer! Conquiste seus sonhos!”. Mas a gente nunca ouve sobre o que é preciso deixar pra trás para se tornar a mulher que desejamos ser. Já percebeu isso? Eu tô falando, amores, que para ganhar algo, a gente precisa perder alguma coisa, abandonar algo e isso pode não estar nos seus planos.

.

Para viver a frase: “Seja quem você quiser ser”, cada pessoa parte de um ponto de largada diferente da outra, dependendo de seus privilégios. E você precisa pensar nisso antes de sair por aí no modus operandi mulher-realizadora-multitarefa-faz-tudo-e-dá-conta-de-tudo.

.

Quando eu comecei a empreender, há nove anos, eu tinha 31 e a cabeça cheia de planos. Eu sabia que queria ter um negócio de sucesso e que nunca encontraria o que desejava para minha vida profissional dentro de uma outra empresa, pois queria ter a minha própria. Comecei a seguir vários empreendedores, observar suas rotinas e me inspirar. Frases de efeito, empreendedores de palco dando um show de oratória e motivação, e a vontade de um dia ser igual a eles.

.

Em 2010, ainda não tínhamos muitas mulheres nos palcos de eventos de negócios e o que eu mais via eram homens brancos, hétero e privilegiados contando como foram suas trajetórias desde que terminaram os estudos numa universidade renomada, fizeram seus mochilões pela Europa e decidiram abrir suas Startup’s, acelerando seus negócios com investidores de São Francisco. Socorro! Eu sabia que minha realidade era totalmente contrária à de cada um ali e isso me intimidava, me deixava pistola.

.

Me irritava. Me motivava. Formada em faculdade de segunda linha, pós-graduada em uma universidade bacana, mas ainda sem a metade dos privilégios dos caras e das poucas mulheres que eu via nos palcos e revistas de negócios da época, o que me restava era mais do que acreditar no meu potencial. Eu sabia que era boa no que fazia, a questão era que eu precisava de grana e de que as pessoas me conhecessem e conhecessem o meu negócio.

.

Comecei então a fazer meu plano e descobri que, para ser o que eu quisesse, a conta ia ser bem cara: menos tempo pra mim e muito, mas MUITO tempo para o trabalho. Eu trabalhava 13 horas por dia. Precisei tirar da mala o tempo que tinha para amigos e lazer. Parei de comprar roupas e bolsas. Parei de viajar. Segurei tudo o que podia para sobreviver aos primeiros anos difíceis do meu negócio. Eu era uma mulher balzaquiana cheia de planos e sem nenhuma herança ou PAItrocínio e precisava sobreviver a isso.

.

Então, toda vez que ouvia frases de efeito de pessoas que não faziam ideia do que era não ter dinheiro da passagem do ônibus quando se é uma adolescente cheia de planos e vontade de explorar o mundo, sentia calafrios e estes calafrios me incentivaram a chegar onde eu queria e ter voz para contar para todo mundo: empreender é mais que palestras e frases de efeito – o show acontece nos bastidores. E é lá, amores, nos bastidores da vida que você vai precisar ter sangue frio e calcular cada passo para saber o que levar na mala e o que deixar pra trás para se tornar a mulher que você deseja ser. Sem alienações, mas valorizando o que você tem nas mãos. Então, com base nesses anos realizando com o que tenho nas mãos, preparei 3 dicas para te ajudar a não cair em frases de efeito e focar em você, respeitando seu tempo e sua história.

.

.

QUEM É VOCÊ NA FILA DO PÃO?

.

Você pode se inspirar com mulheres que falam sobre protagonismo e liderança, mas precisa entender que sua vida e sua história podem ser bem diferentes, porque ninguém é igual a ninguém. Entenda quem é você e quais suas reais intenções e condições para realizar seus planos. Nunca faça nada no impulso, respeite e cuide de sua jornada.

.

.

DO QUE VOCÊ ESTÁ DISPOSTA ABRIR MÃO?

.

Para realizar um plano, seja na vida profissional ou pessoal, é preciso organização e disciplina. Muitas vezes, para conquistar algo, temos que abrir mão de outras coisas que não fazem mais tanto sentido, ou até fazem, mas precisam ser adiadas por um tempo ou até mesmo sacrificadas – você decide.

.

.

ATÉ ONDE VOCÊ ESTÁ DISPOSTA A CHEGAR?

.

Saber até onde está disposta a chegar fará toda diferença em sua jornada. Porque você saberá exatamente o tamanho do seu sonho e conquista e se sentirá vencedora quando tiver conquistado. Depois disso pode ter uma meta ou sonho mais audacioso, mas saber até onde está disposta a chegar vai te ajudar a se sentir potente na medida certa. Sem sonhos mirabolantes e inspirações fora do seu alcance, que só te levarão a frustração.

.

Então, bora trabalhar com a realidade e nos preparar para sermos a mulher que queremos ser. A melhor versão de nós mesmas! Estamos juntas, mas a motorista da vez em sua jornada é você. Toca pra frente e divirta-se durante a jornada!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME