HOME

Home

3 motivos que impedem mulheres de viajar (sozinhas ou não) – e como superá-los

Saiu no site FINANÇAS FEMININAS: 

 

Veja publicação original: 3 motivos que impedem mulheres de viajar (sozinhas ou não) – e como superá-los

.

por Nathalia Marques

.

Viajar, sozinha ou não, é um desafio para nós, mulheres. Esta semana, a querida Natasha de Pina, colunista do M pelo Mundo, publicou um texto falando sobre a importância de se valorizar viagens feitas por mulheres. Em seu artigo, ela comentou, de forma muito sensata, como não devemos esquecer a resistência que envolve o tema. Certíssima. Afinal, diversas barreiras geradas pelo machismo são enfrentadas por cada mulher que decide viajar sozinha.

.

Diante dessa realidade, não é de se espantar que viajar acabe sendo deixado de lado por muitas – e os dados mostram isso. Como já deve ser conhecimento geral, somos a maioria da população brasileira, representamos 51,48% da população, segundo o IBGE. Contudo, nos voos nacionais, por exemplo, somos apenas 43,6% dos passageiros, de acordo com um estudo da Secretaria de Aviação.

.

Cruzando esses dados, me questionei: será que as mulheres realmente sabem quais são as barreiras que as impedem de sequer pensar na possibilidade de viajar? Você sabe? Talvez responda medo. Sim, essa é uma barreira. Contudo, existem outras – e entendê-las é de suma importância para que nós, mulheres, possamos enfrentá-las.

.

.

Afinal, o que impede as mulheres de viajarem?

.

Para apresentar os obstáculos que podem estar te impedindo de viajar, conto com ajuda de um levantamento da Voopter, aplicativo brasileiro de comparação de passagens aéreas, que entrevistou 5.000 mulheres para entender por que elas ainda viajam menos que os homens no Brasil. Confira abaixo os principais impedimentos.

.

motivos-impedem-viajar-sozinha-02

.

.

1) Falta dinheiro

O levantamento constatou que o principal impedimento apontado pelas mulheres é a falta de dinheiro (86,6%). Esse ponto certamente reflete a questão das diferenças salariais, pois ainda recebemos 16% menos que os homens no Brasil, segundo com o Ministério do Trabalho.

.

Se fizermos um recorte racial, veremos que a falta de dinheiro é um impedimento ainda maior para as mulheres negras. As que possuem graduação, por exemplo, recebem 43% menos que um homem branco, segundo o estudo “O Desafio da Inclusão”, do Instituto Locomotiva.

.

.

2) Falta tempo

.

Ainda segundo o levantamento, outro fator que impede as mulheres é a falta de tempo livre (50,8%). Nesse ponto, é indispensável falar que possuímos jornada dupla, quando não tripla. Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, as brasileiras gastam, em média, 7,5 horas a mais do que os homens por semana com atividades domésticas.

.

.

3) O medo não deixa

.

Outro fator extremamente presente, com 31,8% das menções, que está diretamente ligado a violência de gênero (45,7%). Quando o assunto é viajar sozinha, esse é o grande impedimento para 37,3% das entrevistas.

.

.

Como podemos enfrentar os desafios de viajar?

.

Viajar é colocar em prática nosso direito de ir e vir. Quando somos impedidas disso, seja por questões financeiras, de tempo e/ou segurança, estão nos tirando um direito básico. Isso indica que a estrutura social na qual vivemos precisa urgentemente mudar.

.

Diante disso, falar sobre feminismo é uma questão essencial, e não “mimimi”, como muitos gostam de dizer. Estamos falando sobre uma luta política para garantir às mulheres direitos iguais na sociedade.

.

Precisamos continuar lutando por salários iguais, por divisão de trabalho doméstico e por segurança, pois somente assim veremos algum dia dados diferentes ao que apresentados neste texto.

.

Fotos: Fotolia

 

 

 

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME