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Uma empresa que impacta em suas redes mais de 100 mil pessoas

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE: 

 

Veja publicação original:     Uma empresa que impacta em suas redes mais de 100 mil pessoasStephanie

 

Ribeiro entrevista uma empreendedora que valoriza a cultura afro-brasileira

 

 

Uma empreendedora que em 2017 foi ganhadora do prêmio de empreendedorismo Mulheres Seguras da empresa Liberty Seguros. E ganhadora do prêmio Semente, assim sua empresa Boutique de Krioula foi eleita um dos negócios de impacto social mais promissores para 2018.

 

 

Michelle é uma potência, e como muitos brasileiros negros, começou a empreender não por vontade ou incentivo familiar, mas pela necessidade. Negros no caso nacional, são a maioria dos empreendedores do país, contudo acabam atuando nas aŕeas de menor lucratividade: manicures, cabeleireiros, ambulantes, pequenos empreendedores;  Pessoas que no fundo tem sua mão de obra precarizada por um sistema que diz que sendo “patrão” estaremos em melhores condições, sem se ater que mesmo no que diz respeito a se tornar “seu próprio chefe” o empreśario branco atua em áreas mais lucrativas e tende a ter maiores rendimentos. Afinal, existe uma organização financeira e uma escolha por se tornar empreendedores, muito mais comum entre os indivíduos brancos, já em relação aos negros raramente existe capital financeiro, social e familiar, dada a estrutura racista do país. O que faz com que essa população acabe se tornando empreendedora por necessidade de sobrevivência.

 

 

 

Visando entender esse lado da moeda, entrevistei Michelle Fernandes uma empreendedora negra que começou pela necessidade, mas que hoje vem consolidando seu negócio e se destacando em sua área. Hoje ela é sócia proprietária da grife Boutique de Krioula,  uma marca de acessórios com brincos, anéis, colares, que tem como carro chefe o turbante feito com estampas exclusivas. Segundo Michelle o foco de sua marca é esse, de valorizar a cultura afro-brasileira, ela que começou seu negócio em 2012 na periferia de São Paulo, especificamente no bairro Capão Redondo, com apenas 150 reais, já rodou o Brasil, levando seu workshop de turbantes para diversas cidades. Atualmente a Boutique de Krioula conta com revendedores em outros países como Angola, Argentina e Eua e faz parte das empresas selecionadas pela aceleradora NIP ( Negócios de impacto periférico) para receber mentoria e aceleração, com o apoio da Artemisia e FGV.

Por todos esses motivos, Michelle Fernandes é a segunda entrevistada da nossa série #negrasempreendedoras:

Stephanie Ribeiro: Michelle como surgiu a ideia de criar sua empresa Boutique de Krioula?
Michelle Fernandes: A Boutique de Krioula nasceu em 2012, após ser desligada da empresa em que eu trabalhava, comecei a procurar uma forma de empreender, como já usava os turbantes, junto com o meu esposo e sócio tivemos a ideia de trabalhar com algo que valorizasse a cultura afro-brasileira e nosso produto carro chefe foram os turbantes. Queria ter uma marca que colocasse a mulher negra como protagonista, já que eu não me sentia reconhecida e nem pertencia aos produtos que grandes marcas faziam na época, então, resolvi eu mesma fazer algo para mudar essa realidade.

SR: Quais são seus principais produtos? Me fala também um pouco Michelle qual seu processo de criação?
MF: Bem, hoje trabalhamos com turbantes importados de diferentes regiões da África, eu Michelle faço toda a curadoria, procurando estampas que fiquem bem para fazer um belo turbante. Nossos brincos, anéis, colares, vestidos e chinelos são desenvolvidos por designer próprio, o Célio Campos que é meu sócio e diretor de arte da Boutique de Krioula, que ilustra em suas criações a beleza da mulher negra, após desenvolvido um novo desenho/estampa, criamos os layouts dos produtos que serão feitos com aquela estampa e enviamos para nossos fornecedores.

SR: Então Michelle você cria suas próprias estampas, acha que isso difere a Boutique de Krioula de outras marcas?
MF:
 Com certeza, essa é a característica mais marcante da Boutique de Krioula, nós dedicamos tempo e estudo para trazer para a nossa cliente algo o qual ela se enxergue, isso acontece quando ela compra um brinco e sabe que ele foi feito por um designer negro que expressa em sua arte a beleza da mulher negra.

SR: Acha que seus turbantes estão relacionados ao empoderamento feminino negro?
MF: 
A partir do momento que a mulher negra se enxerga em um produto que está comprando, se sente valorizada e amada, pois vê, que aquele produto foi pensado nela para ser feito, cada produto na Boutique de Krioula tem esse objetivo. Costumo enfatizar nas minhas oficinas de turbantes que quando uma mulher adorna sua cabeça com um turbante, não existe mais ombro caído, automaticamente sua postura se eleva, ela se olha no espelho se sente uma rainha e isso trabalha sua auto estima e a forma de enxergar a sua própria beleza, quebrando estereótipos colocados desde da infância em sua vida, o turbante tem o poder de resgatar o orgulho de ser negra.

SR: Muita gente acredita que a ideia do empoderamento negro ela é muito “fútil”, qual sua opinião sobre isso?
MF:
 Acredito que só uma pessoa não negra pode fazer esse tipo de afirmação, nós mulheres negras sofremos desde de pequenas com o racismo, com a falta de representatividade e com o padrão cruel de beleza que não nos pertence. Qual a menina negra, que não teve apelidos como negra do cabelo duro ou que não conseguiu um par na festa junina pois a consideravam a mais feia da sala? Eu passei por isso por toda minha infância e isso trouxe sérios problemas de auto-estima durante minha adolescência e vida adulta. Apenas com 23 anos comecei a descobrir a beleza do meu cabelo crespo. O empoderamento através dos filmes, produtos para cabelo, acessórios e vestuários é necessário sim, para que outras meninas negras se sintam representadas desde da infância e não passem pelo que nós mulheres adultas passamos, e isso só está acontecendo através do trabalho de empresas como a Boutique de Krioula e tantas outras afro-empreendedoras que estão driblando as dificuldades de empreender em um país onde o racismo ainda é muito forte, infelizmente.

SR: Michelle como empreendedora negra brasileira e periférica, quais são os desafios que você enfrenta para manter sua Boutique de Krioula?
MF: 
Já por ser negra e periférica os desafios são diários, mas quando você fala sobre empreendedorismo eu sinto que corremos 10 vezes mais e continuamos, 10 vezes atrás do empreendedor branco de classe média/alta. Nós da periferia não somos ensinados na escola a empreender e sim, estudar muito, para ser o melhor empregado de uma empresa e ficar nela até a aposentadoria. Apesar de nossas mães darem um jeito de obter uma renda extra, por exemplo, a minha, vendia marmitas em seu carrinho de feira para prover nosso sustento, e eu não a enxergava como empreendedora, o empreendedorismo é muito mascarado, compramos as revistas sobre o assunto e temos exemplos de pessoas que com apenas a ideia de negócio, conseguem um aporte de milhares de reais, nós negros, mesmo com o negócio já girando, dando lucro, não conseguimos um empréstimo bancário para fazer um investimento em sua empresa.

Temos dificuldades em concorrer com grandes marcas, pois não temos o poder aquisitivo para negociar, preços e prazos com nossos fornecedores, fazendo com que nosso processo de desenvolvimento de produtos fique mais lento e muito mais caro. Portanto é um processo diário de aprimoramento e principalmente resiliência.

SF Mesmo com essas dificuldades como você fez a Boutique de Krioula se tornar rentável, lucrativa e se manter estável no mercado?
MF:
 Através de muito estudo, mentorias e apoio de pessoas com o espírito de solidariedade que deram um pouco do seu tempo para nos ensinar mais sobre gestão, planejamento e finanças. Não fiz faculdade, mas fiz vários cursos online do Sebrae me ajudaram muito no começo da Boutique de Krioula e em 2017 fiz um curso de 4 meses de empreendedorismo com o Empreende aí, esse curso me ajudou muito em alguns pontos bem específicos com planejamento. Não foi fácil, e ainda é uma luta diária, pois a cada dia aprendemos mais com os imprevistos e erros e é exatamente isso que faz a gente crescer. A Boutique de Krioula preza pela inovação trazendo com frequência novos produtos que surpreendam nossos clientes.

Conheça a Boutique de Krioula:

Para comprar acesse o site: http://www.boutiquedekrioula.com/

Facebook: https://www.facebook.com/boutiquedekrioula/

Instagram: https://www.instagram.com/boutiquedekrioula/

 

 

 

 

 

 

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