HOME

Home

Sororidade, gaslighting, mansplaining: o que significam?

Saiu no site YAHOO NOTÍCIAS

 

Veja publicação original:  Sororidade, gaslighting, mansplaining: o que significam?

.

Por Giorgia Cavicchioli

.

Existem algumas palavras que estão sendo difundida pelo movimento feminista e que falam diretamente a respeito de coisas que acontecem no cotidiano de uma mulher, mas que, geralmente, são pouco notadas.

.

Selecionamos algumas delas para poder explicar o que cada uma quer dizer. Assim, todos poderão entender mais um pouco sobre elas e fazer o uso correto dos termos quando for necessário

.

Primeiramente, é necessário entender o que significa o feminismo em si. Muitas pessoas ainda confundem o movimento com algo que pertence apenas a uma corrente política ou com uma ideia de que as mulheres querem “dominar” os homens. Porém, essa percepção está equivocada.

.

Feminismo é um movimento político e social que tem uma filosofia de igualdade de direitos entre homens e mulheres. Uma das pensadoras mais famosas do termo é a escritora francesa Simone de Beauvoir.

.

Ela mostrou que a “hierarquização dos sexos” não dizia respeito a uma questão biológica, mas a uma construção social que foi sempre baseada em uma ideia patriarcal (de que o homem manda e merece respeito e adoração inquestionável à figura masculina).

.

Isso explicado, vamos às palavras que são comuns no movimento feminista. Elas estão sendo muito usadas, mas você sabe o que cada uma quer dizer e como colocá-las no seu vocabulário da forma correta?

.

.

Sororidade

.

A sororidade vem da ideia de perceber todas as mulheres como irmãs em potencial. A origem do termo vem do latim “sóror”, que significa “irmãs”. Ou seja, pode ser considerada uma versão para mulheres do termo “fraternidade”.

.

A sociedade machista incutiu na cabeça das mulheres, durante muitos anos, que elas são inimigas, o que gerou uma competitividade feminina que ninguém sabe de onde surgiu exatamente.

.

Sendo assim, a sororidade propõe uma aliança entre mulheres, que é baseada na empatia (capacidade de se colocar no lugar da outra) e companheirismo. Sendo assim, a sororidade propõe que as mulheres não se julguem entre si sem nem ao menos se conhecerem.

.

.

Mansplaining

.

A palavra vem da junção dos termos man (homem) e explain (explicar), em inglês, e diz respeito àquela situação que toda mulher já passou uma vez na vida: quando um homem tenta te explicar algo que você já sabe.

.

O termo vem para explicar quando um homem assume que uma mulher não entende um determinado assunto sem nem ao menos a questionar sobre seu conhecimento do tema discutido.

.

Essa explicação masculina vem, geralmente, sem que a mulher tenha pedido para que ele a explique o assunto e, muitas vezes, estão relacionados a temas muito óbvios e que a maioria das pessoas tem conhecimento. Sendo assim, o homem está subjetivamente questionando a inteligência de uma mulher quando pratica o mansplaining.

.

.

Manterrupting

.

O termo diz respeito às situações em que a mulher está falando algo e é interrompida por um homem sem que ela consiga concluir a sua ideia. A palavra surgiu da junção das palavras man (homem) e interrupting (interrupção), em inglês.

.

Várias mulheres já passaram por isso, principalmente no ambiente corporativo. Muitas delas se deparam com homens que interrompem suas ideias durante uma reunião, por exemplo, mas que não fazem o mesmo com outros homens.

.

.

Gaslighting

.

O termo é usado para explicar situações em que a saúde mental da mulher é questionada por um homem, a ponto de a própria mulher duvidar de sua sanidade e da sua capacidade de fazer as coisas sozinha.

.

Por ouvir várias vezes as frases “você está louca”, “você está exagerando” ou “isso é coisa da sua cabeça”, a mulher começa a passar a achar que ela é a errada em todas as situações. O ato é considerado um tipo de violência emocional que acontece com uma manipulação do psicológico da mulher.

.

A palavra surgiu depois da peça Gas Light. Nela, o personagem de um homem manipulava a mulher dele de uma forma mental. Ele diminuía a intensidade das luzes da casa para que ela começasse a duvidar da sua sanidade mental.

.

.

Bropritiating

.

Esse tipo de situação também acontece muito no ambiente de trabalho: uma mulher dá uma ideia ou faz uma observação e ninguém dá atenção para ela, mas, logo em seguida, um homem diz exatamente a mesma coisa e é creditado como um gênio pelos presentes.

.

Mesmo sendo mais comum no ambiente de trabalho, isso também pode acontecer em relacionamentos pessoais. O termo nasceu da junção das palavras brother (irmão) e appropriating (apropriação), em inglês.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME