HOME

Home

Nana Gouvea fala sobre feminismo

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE

 

Veja publicação original:    Nana Gouvea fala sobre feminismo

.

Musa dos anos 1990 relembrou abuso que sofreu em sua conta no Instagram

.

Nana Gouvea usou as redes sociais para falar de um assunto tão importante como o feminismo, neste sábado (09).

.

“Vamos falar de perdão? Depois de pensar, cheguei a conclusões e resolvi compartilhar. Nesses tempos de empodermento feminino e luta por direitos iguais nos mulheres estamos encarando fatos muito desagradáveis.

.

A grande maioria das mulheres da minha geração, ou mulheres de gerações passadas foram vitimas de uma sociedade e cultura que acreditava que a mulher tinha “que aguentar” os males a elas causados, que esses males eram “o que as mulheres da época viviam” e “como as coisas eram”. Bem, mulheres da minha época lutam por dias melhores, sinceramente espero que consigamos atingir nosso objetivo de mudar mentes, pelo bem de futuras gerações. Mas como fazer?

.

Como fazer uma pessoa entender que o mal que uma menina sofreu lhe causara danos e traumas pra vida inteira, se as pessoas ainda pensam que “isso eh como as coisas são” e que “mulheres tem que perdoar e aguentar” e continuar convivendo com ser agressor como se nada lhe tivesse acontecido ou aceita-lo de volta a sua vida? Ai volto a discussão do perdão:

.

Como pode uma pessoa que não sofreu o mal, se achar no direito de dizer a vitima que ela deve perdoar seu algoz e trazê-lo de volta a sua vida e universo, sabendo que ele esta pronto a repetir o mal causado, que jamais se arrependeu, e que por conta de vc, mulher esclarecida, ter tomado consciência do que sofreu e de que não merece sofrer de novo, no momento atual se a nega a voltar a conviver com aquele ser, que te prejudicou a alma, que roubou tua inocência, que te feriu pra sempre, que te fez infeliz, sofrida, incrédula de tudo de bom que acreditava antes poder haver na vida, incapaz de ser feliz, incapaz de acreditar na felicidade? Como perdoar a pessoa que acha que a errada e vc por não querer dar oportunidade da pessoa repetir a ti o mal ja causado e que ele, seu algoz, acha que vc tem aguentar porque “e assim que o mundo e”? Sinceramente, eu acho que o direito do perdão pertence a vitima e a vitima somente. So a vitima sabe o que sofreu. So a vitima entende as dores que viveu. So a vitima entende a dor que nunca a abandonou e as consequências dessa ferida. O direito do perdão pertence a vitima e a mais ninguém.

.

Acho de extrema crueldade uma pessoa chegar pra uma vitima e dizer: Perdoe, aceite de volta, esqueça… Nos vitimas jamais esquecemos, não e? Como aceitar de volta a pessoa que quer te fazer sofrer de novo? A pessoa que nunca teve consciência do mal que te fez? E ainda tem ódio vc porque vc não perdoou, não aceitou de volta e acha que tem se vingar de vc por vc não permitir que seu algoz faca tudo outra vez? Sim, cada vez mais tenho consciência de que o perdão pertence tao somente a quem sofreu, e que perdoar não significa que seu algoz mudou. Significa apenas que vc quer seguir em frente sem sofrer a dor magoa e do odio. Nao significa que vc tenha viver tudo outra vez. Se eu perdoo? Sim, mas quero meu algoz distante de mim. Não aceito a pessoa de volta ao meu universo. Se ninguém me defende, me defendo eu! Ass.: Uma vitima, eu mesma. Nana”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME