HOME

Home

Inspiradas pelo caso Mari Ferrer, adolescentes criam copo antiassédio

Saiu no METRÓPOLE

Veja a Publicação Original

Inconformadas diante de casos em que mulheres são dopadas e em seguida violentadas, duas adolescentes de Sapucaia do Sul (RS) criaram um copo antiassédio. Laura Fonseca, 16 anos, e Laura Larrossa, 17 anos, alunas do Sesi, analisaram as alterações químicas que ocorrem em bebidas adulteradas e criaram um dispositivo que sinaliza essas mudanças no nível de pH.

Ao identificar o sinal de perigo, por meio de microcontroladores, o copo – de 17cm de altura, 8,5cm de diâmetro na base e 9,8 cm de diâmetro na boca – vibra. O projeto faz parte do trabalho de iniciação científica proposto pela escola para conclusão do ensino médio.

Após as análises químicas e a confirmação da hipótese inicial, de que é possível identificar a mudança no pH ao dissolver os fármacos cujo efeito colateral é a sonolência, elas testaram os sensores e definiram o formato do copo.

As alunas começaram a trabalhar com a proposta no final do ano passado, quando estavam no 2º ano. Elas tiveram orientação dos professores João Alberto Braccini e Eduarda Fehlberg, da Escola Sesi Arthur Aluízio Daudt. Agora, a ideia é finalista da 19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP, que acaba nesta sexta-feira (26/3).

Ao todo, mais de 4 mil estudantes inscreveram 1.250 projetos, que foram julgados e selecionados por professores universitários e especialistas para a mostra virtual e a votação do público. Estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil participam do evento, que, neste ano, será virtual.

Motivação

Cerca de 500km separam Florianópolis (SC) de Sapucaia do Sul (RS), mas as duas localidades estão conectadas pela empatia feminina. Em dezembro de 2018, Mari Ferrer acusou o empresário André Aranha de dopá-la colocando “boa noite cinderela” em sua bebida e estuprá-la no Café de La Musique, em Florianópolis. Durante o processo, a influencer catarinense foi humilhada em audiência ao exigir Justiça.

Veja a Matéria Completa Aqui! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME