HOME

Home

HQ retrata realidade da violência contra as mulheres

Saiu no site DOM TOTAL

 

Veja publicação no site original:  HQ retrata realidade da violência contra as mulheres

.

A autora conta que o lançamento em Minas Gerais tem importância especial por ser ‘o campeão no número de abusos contra a mulher, o número um, inclusive, no total de assassinatos’

.

Belo Horizonte é a segunda cidade escolhida pela mineira Tinda Costa para lançar A filha da mãe, primeiro romance gráfico – em quadrinhos – lançado no Brasil tratando de um dos temas mais urgentes do país: a violência contra a mulher. O volume é ilustrado por Alexandre Magalhães, artista gráfico com experiência em cinema. A autora, que vive no Rio de Janeiro há mais de 20 anos, estará em Belo Horizonte para o lançamento nesta sexta-feira (13), a partir das 18h, na Livraria Quixote, na Savassi.

.

A autora conta que o lançamento em Minas Gerais tem importância especial por ser não apenas seu estado natal como “o campeão no número de abusos contra a mulher, o número um, inclusive, no total de assassinatos”. “De acordo com a Polícia Civil, de janeiro a junho deste ano, 405 mulheres foram agredidas por dia em Minas, chegando à assombrosa marca de 73.457 casos registrados”, diz a autora de 64 anos, jornalista com mestrado em cinema na Inglaterra.

.

Suspense dramático, com pitada de investigação policial, A filha da mãe surgiu da observação da realidade brasileira. O livro conta a história de Cleo, uma enfermeira, trabalhadora incansável e mãe zelosa. Uma feminista que luta pela igualdade de direitos e ajuda mulheres que sofrem abusos. Cleo é uma heroína do nosso tempo, uma mulher comum que, após sobreviver a um relacionamento tóxico, decide arriscar a vida para se dedicar a outras mulheres abusadas.

.

Para superar as agressões sofridas por anos em casa, Cleo conta com a cumplicidade e ajuda da mãe, Don’Alzira, que tem uma história parecida com a da filha. Ao se ver livre de seu agressor, Cleo se reinventa, volta a estudar e a trabalhar, luta para crescer profissionalmente, criar seus filhos e ajudar outras vítimas da violência doméstica.

.

A obra se faz pertinente e necessária no momento em que o Brasil vive a exposição da realidade sobre a violência cometida – e banalizada – contra as mulheres. Os números desta violência crescem continuamente e afetam não apenas a dignidade humana como a economia do país.

.

Pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC), em convênio com o Instituto Maria da Penha, acompanhou 10 mil mulheres para a Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O trabalho foi realizado ao longo de dois anos, entre 2016 e 2018. O estudo concluiu que mulheres vítimas de violência doméstica faltam em média 18 dias de trabalho por ano, o que gera uma perda anual de

.

aproximadamente R$ 1 bilhão ao país. Além disso, a violência afeta o estado emocional e a capacidade de concentração das vítimas, prejudicando a tomada de decisões, segundo os pesquisadores.

.

Tinda Costa idealizou A filha da mãe, originalmente, para uma série de TV de 12 episódios, projeto que ainda aguarda recursos para ser viabilizado. Discutindo temas universais e atuais, como relacionamentos familiares e amorosos abusivos, conflito de gênero, dominação masculina, crimes impunes, homofobia e machismo, a obra aposta num questionamento sobre a sociedade brasileira. “Com esse trabalho, quis criar uma oportunidade de refletirmos, todos nós, sobre as maneiras através das quais vamos conseguir mudar esse retrato medonho, que só diminui a estatura do país no cenário internacional”, afirma Tinda Costa.

.

.

A FILHA DA MÃE
De Tinda Costa
Ilustrações de Alexandre Magalhães
Editora Itmix
106 páginas
R$ 38

.

.

LANÇAMENTO:

ONDE: Quixote Livraria e Café (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, Belo Horizonte)
QUANDO: Sexta-feira, 13 de dezembro, às 18h.

.

Redação Dom Total

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME