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Gigantes da tecnologia fazem parceria com a ONU Mulheres para fornecer informações que salvam vidas a sobreviventes de violência doméstica durante a Covid-19

Notícias - 1 de julho de 2020

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Saiu no site ONU MULHERES

 

Veja a publicação original: Gigantes da tecnologia fazem parceria com a ONU Mulheres para fornecer informações que salvam vidas a sobreviventes de violência doméstica durante a Covid-19

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Como bilhões de pessoas ainda estão sob o distanciamento social da Covid-19, a pandemia invisível da violência contra as mulheres vem crescendo em residências em todo o mundo

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Mesmo antes da pandemia Covid-19, a violência contra mulheres e meninas, uma violação grave de direitos humanos, impactou uma em cada três mulheres em todo o mundo. Dados recentes de vários países já mostram um aumento no relato de violência doméstica por meio de serviços de apoio desde o início dos distanciamentos e isolamentos sociais decorrentes da Covid-19. Como os países agora enfrentam crises econômicas, escassez de serviços e altos níveis de estresse, muitas mulheres ficam presas em isolamento com parceiros abusivos, sem acesso às informações e serviços de apoio de que precisam.

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Para combater esse aumento alarmante, os escritórios da ONU Mulheres em todo o mundo fizeram parceria com gigantes da tecnologia como Google, Twitter e Facebook para fornecer informações importantes sobre serviços de apoio para sobreviventes de violência doméstica.

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Entre os “cinco grandes” gigantes da tecnologia, o Google e o Facebook fizeram parceria com a ONU Mulheres para disponibilizar informações e recursos para sobreviventes de violência.

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O Google forneceu recentemente ao Ad Grants, no valor de US$ 1 milhão, à ONU Mulheres, por meio do “Programa de Alívio à Crise do Ad Grants”, para promover o conteúdo da COVID-19 e a igualdade de gênero em 2020, incluindo recursos para acabar com a violência contra as mulheres e para enfrentar o aumento alarmante de violência doméstica em todo o mundo. O Google vinculou a ONU Mulheres na seção principal sobre a questão por meio de seu hub de informações COVID-19 nos EUA e, posteriormente, expandirá para outros idiomas e países.

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O Facebook também está disponibilizando recursos para sobreviventes de violência doméstica de maneira fácil e rápida por meio de sua plataforma. Juntamente com os parceiros de longa data da ONU Mulheres, os EUA Rede Nacional para Acabar com a Violência Doméstica e a Rede Global de Abrigos para Mulheres, 62 escritórios nacionais da ONU Mulheres contribuíram para um repositório de linha de ajuda no Facebook. Outras informações e recursos incluem dicas sobre como reconhecer os sinais de abuso doméstico, como ajudar alguém que você suspeita estar sofrendo violência doméstica e como se manter segura. Esses recursos estarão disponíveis em todo o mundo e serão destacados estrategicamente na plataforma, por exemplo, no Centro de Informações COVID-19 e nos grupos do Facebook.

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“Para milhões de mulheres nessas circunstâncias desesperadoras, obter informações precisas sobre abrigos e serviços de apoio locais pode fazer toda a diferença”, diz Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres. “Pode ser difícil descobrir onde obter ajuda e manter essa pesquisa privada, especialmente quando sob controle rígido de um parceiro abusivo. Realmente apreciamos o enorme impulso à acessibilidade que essa colaboração traz, por isso é fácil para as mulheres que procuram ajuda encontrá-la com segurança”.

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Na região da Ásia e do Pacífico, onde 2 em cada 3 mulheres relataram experiências de violência antes mesmo do início dos distanciamentos e isolamentos socias da Covid-19, uma parceria com o Twitter está fornecendo números de serviços de apoio para suporte acelerado. Quando um usuário ou usuária do Twitter procura termos associados à violência contra mulheres (como “abuso”, “agressão sexual”, “violência doméstica” etc.), o principal resultado da pesquisa será uma notificação no idioma local: “Se você estiver sofrendo violência, a ajuda está disponível”, seguida por um número de linha direta relevante e pelo identificador do Twitter desse serviço.

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O Twitter, com o apoio da ONU Mulheres, está lançando essas notificações na Tailândia, Índia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Coréia do Sul e Vietnã como parte da campanha #ThereIsHelp do Twitter.

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“A violência contra mulheres e meninas na Ásia-Pacífico é generalizada, mas ao mesmo tempo amplamente subnotificada”, diz Melissa Alvarado, gerente regional de Eliminação da Violência a contra as Mulheres da ONU Mulheres na Ásia-Pacífico. “Menos de quatro em cada dez mulheres que sofrem essa violência realmente denunciam esses crimes ou procuram ajuda de qualquer tipo. Como os bloqueios e as ordens de permanência em casa estão sendo prolongados por países ao redor do mundo para conter a disseminação da Covid-19, as mulheres com parceiros violentos crescem cada vez mais isoladas das pessoas e dos recursos que podem ajudá-las. Conectar mulheres que estão com medo ou em perigo é fundamental para sua segurança”.

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Como parte da campanha #ThereIsHelp, os usuários e as usuárias do Twitter também são incentivadas a enviar mensagens de suporte e informar entre si que os serviços estão abertos e disponíveis para apoiar as mulheres que vivenciam violência.

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