Faz exato um ano que a atriz, escritora e roteirista Kenia Maria foi nomeada como Defensora dos Direitos das Mulheres Negras, pela ONU Brasil, e para celebrar o 21 de março- Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, Kenia Maria está em Alagoas participando dos 5 Dias de Ativismo Contra o Racismo e Outras Formas de Discriminações.

 

 

Dia 21 de março, Kenia Maria estará na Serra da Barriga participando da aposição da placa em homenagem  a Abdias Nascimento, na Serra da Barriga.

Idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, com o apoio do Governo do Estado de Alagoas, Federação das Industrias do Estado de Alagoas, SEBRAE, Livrarias Paulinas, os  5 Dias de Ativismo Contra o Racismo e Outras Formas de Discriminações tem um cronograma de ações:

 

 

19/03- Reuniões internas

20/03- I Congresso Internacional de Culturas Negras,,das 8 as 18h, na Sala Ponta Verde, Centro de Convenções,

21/03- Aposição da placa no Espaço Abdias Nascimento 10h,na Serra da Barriga, em União dos Palmares e recepção da Prefeitura de União dos Palmares.

22/03- Ayê -Diálogo Preto: Entre os Saberes e os Fazeres na implementação das Políticas  para a igualdade racial, 10h  Ministério Público Estadual, com a participação de Kenia Maria.

 

 

23/03- Reuniões internas

Os 5 Dias de Ativismo Contra o Racismo e Outras Formas de Discriminações representa, sobretudo, a criação  espaço de  infinitas oportunidades de multiplicação de informações e ações sobre o racismo, feminicidio de pret@s, genocídio e outras formas de discriminação , além da interlocução entre diversos atores.

 

 

 

Em União dos Palmares contamos com a parceria da  Prefeitura de União e da  Associação Comercial Empresarial de União dos Palmares, tendo a coordenação de Adeilto Lima.

Sobre o 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960.

Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.

 

Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.

Em homenagem à luta e memória desses manifestantes, o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial é comemorado em 21 de março.

 

Mais informações: 98827-3656