HOME

Home

Aplicativo revela histórias de mulheres esquecidas nos livros escolares

Saiu no site GALILEU

 

Veja publicação original:  Aplicativo revela histórias de mulheres esquecidas nos livros escolares

.

O objetivo do app de realidade aumentada é apresentar um novo olhar e inspirar novas gerações com as conquistas de mulheres poderosas

.

Por Marília Marasciulo

.

Nos Estados Unidos, somente 11% das histórias nos livros escolares são sobre mulheres. Isso significa que metade da população norte-americana só contribuiu com 11% dos eventos históricos mais importantes? Não necessariamente. E os estudantes sabem disso. É que a maioria dos livros foram escritos por homens e sobre homens.

.

Editores de livros e diretores de colégios podem até não realizar mudanças no currículo, ditando o que pode ou não ser lido. Mas cada vez a tecnologia tem se mostrado uma alternativa: para complementar o currículo tradicional das escolas, foi criado o aplicativo de realidade aumentada “Lessons in Herstory” (“Lições na História Delas”, em tradução livre), criado pela organização Daughters of the Evolution.

.

O serviço permite que estudantes escaneiem com o celular ou o tablet fotos de personagens masculinos históricos que estão nos livros escolares para aprender sobre mulheres notáveis do mesmo período. Os estudantes podem, por exemplo, conhecer a história de Gertrude Stein, poetisa nascida em 1874 e que teve papel importante na cultura norte-americana do início do século 20. Ou então, a trajetória de Madam CJ Walker, empresária negra que era autodidata e se tornou uma das mulheres mais ricas dos Estados Unidos no final do século 19.

.

Aplicativo de realidade aumentada (Foto: Divulgação)

.

Por enquanto, o app ainda é um pouco limitado. São 75 mulheres na base de dados, que funciona somente com um livro didático e fotografias no site do projeto. Mas há planos de expansão e de inclusão, além de mais mulheres, de outros grupos pouco representados nos livros escolares.

.

Lugar de mulher é na Ciência (Foto:  )

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME