workshop-change-2-910x512

Workshop reúne mulheres para promover empoderamento e liderança

Saiu no site CATRACA LIVRE

 

Veja publicação original:   Workshop reúne mulheres para promover empoderamento e liderança

.

Realizado pela Change.org, este é o terceiro workshop do programa “Elas Mudam o Mundo”

.

Change.org, maior plataforma de abaixo-assinados online do Brasil e do mundo, realizará nesta terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de agosto, o terceiro workshop do programa de empoderamento de mulheres, “Elas Mudam o Mundo”. A oficina será direcionada a estudantes universitárias e acontecerá na Faculdade Cásper Líbero, na Avenida Paulista, em São Paulo, em parceria com o coletivo formado pelas alunas da instituição, o Frente Feminista Casperiana Lisandra.

.

O programa internacional de empoderamento feminino, já realizado na Índia, México e Argentina, tem o objetivo de fomentar a voz das mulheres, treiná-las para o uso da ferramenta tecnológica de petições online, além de apresentar meios de conexão com o poder público.

.

O workshop contará com uma roda de debate e bate-papo entre mulheres que já utilizaram a plataforma para criar mobilizações e liderar causas vitoriosas. A ideia é propiciar a troca de vivências e visão de mundo sobre questões relacionadas ao empoderamento da mulher na busca de transformação social. A oficina terá, ainda, uma sessão de exercícios práticos, na qual as participantes poderão criar suas próprias campanhas online.

.

O debate terá questões levantadas pelas próprias participantes, líderes de campanhas e também por convidadas especiais, como a jornalista e apresentadora do podcast feminino “Elas com Elas”, Gabriela Mayer, que participa no primeiro dia, e a também jornalista, empreendedora social e criadora do projeto Plano de Menina, Viviane Duarte, que estará no segundo.

.

Neste ano, “Elas Mudam o Mundo” já realizou duas oficinas nas quais estudantes secundaristas e mulheres líderes de comunidades e representantes e coletivos se inspiraram por histórias de campanhas vitoriosas e aprenderam a utilizar a plataforma de petições online como instrumento de empoderamento e mecanismo de transformação social.

.

Em 2018, o programa, ainda em formato de projeto-piloto, foi intitulado “Violências Invisíveis” e treinou 60 mulheres da periferia a identificar situações de violência de gênero.

.

Nas oficinas realizadas até hoje surgiram mobilizações sobre os mais diversos temas, como saúde, violência, igualdade de gênero, direito das mulheres, entre outras causas.

.

Veja a seguir algumas histórias de mulheres que usaram a plataforma de petições online para se tornarem líderes de campanhas e criar mobilização em torno das causas em que acreditam:

.

.

Presença da mulher

.

Dados da plataforma Change.org relativos ao Brasil revelam que as mulheres são maioria entre os usuários que assinam mobilizações online, mas minoria entre quem tem a iniciativa de criar abaixo-assinados em busca de mudanças sociais. Apenas 34% das petições hospedadas pela plataforma no país são criadas por mulheres, a minoria delas (14%) são jovens com até 24 anos, 84% estudaram no ensino superior ou têm pós-graduação e pouco menos da metade (40%) vive em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

.

“Esses dados mostram o quanto é evidente que a mulher ainda precisa ocupar mais espaços na sociedade, inclusive, espaços de decisão. Muitas vezes elas ainda não têm a consciência de que podem ser protagonistas em todas as áreas que quiserem, e é esse pensamento que precisa ser transformado”, explica Yahisbel Adames, coordenadora de campanhas da Change.org Brasil e do programa Elas Mudam o Mundo.

.

Confira mais sobre o programa neste link.

.

.

Serviço

3º workshop do programa Elas Mudam o Mundo
Data e hora: Dia 27 de agosto, das 17 às 19 horas (primeira hora: debate com participação da jornalista Gabriela Mayer; segunda hora: sessão de exercícios práticos);
Dia 28 de agosto, das 11h30 às 13h30 (primeira hora: debate com participação da jornalista e empreendedora social Viviane Duarte; segunda hora: sessão de exercícios práticos);
Local: Faculdade Cásper Líbero – Avenida Paulista, 900, Bela Vista (Sala 3.08 – 3º andar)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Compartilhe nas suas redes sociais!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.