Notícias

Terças Jurídicas – Programa Em Pauta discute os efeitos ignorados da inação do Estado sobre os filhos das vítimas de feminicídios

Direitos da Mulher, Notícias, Notícias - 8 de junho de 2021

Tempo de leitura: 3min

Saiu no CNMP

Veja a Publicação Original

“Feminicídios: os efeitos ignorados da inação do Estado sobre os filhos das vítimas”. Esse é o tema da edição do programa Em Pauta da próxima quinta-feira, 3 de junho, a partir das 10 horas, no canal oficial do CNMP no YouTube. Para falar sobre o assunto, a convidada é a jornalista Renata Moura.

O Em pauta é produzido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) e apresentado pela conselheira Fernanda Marinela.

Renata Moura é mestre em Investigative  Reporting pela BirkbeckUniversityof London, foi repórter da BBC News Brasil em Londres e vencedora de 27 prêmios de jornalismo. Além disso, é listada pelo Portal dos Jornalistas entre os jornalistas mais premiados do Nordeste e do Brasil. 

Para fazer sua dissertação de mestrado, durante dois anos, Renata investigou e ouviu especialistas, filhos de vítimas de feminicídio e uma mulher que sobreviveu a uma tentativa de feminicídio, que conta como isso afetou o filho, que tinha cinco anos de idade na época. 

O assunto será abordado durante o programa Em Pauta, quando a jornalista tratará de casos ocorridos em alguns estados como São Paulo, Rio Grande do Norte e Amazonas. Além disso, irá discutir o tema e apresentar conclusões sobre as providências que o Estado tem de tomar em relação aos filhos de vítimas de feminicídio.

Renata destaca que “a conversa com a conselheira Fernanda Marinela se baseia nas conclusões da minha dissertação de mestrado em jornalismo investigativo, intitulada “Wesawwesawdadkillingmomandwewereleftherewithnothing” (Nós vimos, nós vimos meu pai matar a minha mãe e ficamos aqui sem nada) adaptada para português como a reportagem “A criança suja de sangue”.

A jornalista afirma que o bate-papo no Em Pauta “mostra que faltam dados, políticas públicas e atenção aos filhos das mulheres vítimas de feminicídios no Brasil, apesar da curva ascendente de casos nos últimos anos e de evidências de que intervenções nessa área são urgentes e podem fazer a diferença”.

Para assistir à transmissão ao vivo, clique aqui. Também é possível definir um lembrete para que o interessado seja notificado pelo YouTube sobre o início da palestra. 

Em Pauta 
O programa virtual Em Pauta, apresentado pela conselheira e presidente da UNCMP, Fernanda Marinela, discute temas jurídicos de grande relevância e com impactos na atuação de membros do Ministério Público em todo o país. As exibições acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 10 horas, pelo canal oficial do CNMP no YouTube. Na plataforma, também ficam disponíveis todas as edições do programa.

Leia a Matéria Completa Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *