HOME

Home

Pela primeira vez na história norte-americana, mulheres estarão nas notas de U$20,00

Harriet Tubman será a primeira mulher a estampar cédulas de dólares na história dos Estados Unidos.  A foto será impressa na cédula de US$20 que irá substituir o ex–presidente norte–americano Andrew Jackson (1820 a 1937).

A campanha foi feita pela ONG Women on 20s e Harriet foi escolhida por mais de 600 mil jurados. Entre as indicadas estavam Eleanor Roosevelt (a ex–primeira Dama e ativista) que ficará estampada na nota de US$5, e Rosa Parks (Ativista do movimento Negro).

Harriet Tubman nasceu em 1822 e foi escrava. Também conhecida por Black Moses, foi uma afro-americana natural dos Estados Unidos, abolicionista, humanitária e espiã da União durante a Guerra Civil dos Estados Unidos da América, que lutou pela liberdade, contra a escravidão e o racismo.

A campanha teve como objetivo resgatar a memória das grandes mulheres que também fizeram parte da história dos Estados Unidos e que não eram lembradas pelo Departamento de Tesouro, instituição responsável pela moeda. Muitos homens votaram a favor dessa causa e com mérito a renovação está programada para ocorrer até 2020, quando se comemora o centenário da conquista do voto feminino nos Estados Unidos.

No Brasil também tivemos mulheres estampadas em cédulas.

A primeira mulher foi a Princesa Isabel, lembrada por assinar a Lei Áurea, que circulou entre 12/02/67 a  30/06/72.

A escritora Cecília Meirelles também estampou a nota de 100 Cruzados que ficou em circulação de 19/05/89 a 30/09/92.

Harriet Tubman é considerada uma das heroínas da história norte-americana e uma inspiração para todas nós.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME