HOME

Home

O que queremos para as mulheres em 2022?

Nosso desejo para o ano é sempre ajudar mais brasileiras, contribuindo para ambientes mais seguros e com mais respeito. O Justiceiras atua por meio de uma rede de assistência multidisciplinar para combater a violência contra as mulheres: em quase dois anos, mais de 8,5 mil receberam nosso apoio.

2022 traz mais um desafio enorme, as eleições. Atualmente, o cenário não é positivo — só 15% das cadeiras do Congresso Nacional são ocupadas por senadoras e deputadas. Uma pesquisa inédita, realizada pelo projeto Justiceiras e o Instituto Justiça de Saia, revelou que 95,4% das brasileiras acreditam que o número de mulheres nos espaços de poder é insuficiente. O estudo aponta ainda que a falta de apoio e recursos, bem como o medo de perseguição, são alguns dos principais motivos pelos quais as interessadas não se candidatam.

Mas estamos muito próximas de mudanças reais! Para 2022, queremos:

– Eleições com mais mulheres candidatas e eleitas. Porque esse espaço também é nosso, por direito. E assim poderemos mostrar o impacto positivo das mulheres nos cargos eleitos, beneficiando a sociedade toda.

– Mais respeito nas eleições, para que todas as mulheres que se interessam por política possam participar do processo democrático (seja como eleitoras ou candidatas) sem medo de ataques ou represálias motivados pelo gênero.

– Mais propostas que contemplem a saúde, segurança, educação e demais direitos das brasileiras. A pesquisa Políticas de saia mostrou também que 89% das mulheres no país não se sentem representadas por homens na política. Isso ocorre porque pautas muito importantes para a população feminina são ignoradas ou jogadas para o fim da fila. Com mais candidatas e eleitas, queremos ver esse cenário mudar!

– Mais equidade em todos os espaços de trabalho, com a valorização das profissionais, salários compatíveis e o reconhecimento do esforço das milhões de brasileiras que compõem a força de trabalho.

A pesquisa Políticas de Saia ainda está aberta. Participe:

Políticas de Saia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME