HOME

Home

Mulheres vítimas de violência doméstica aprendem técnicas de defesa com Guarda de Americana

Saiu no site G1

 

Veja publicação original:  Mulheres vítimas de violência doméstica aprendem técnicas de defesa com Guarda de Americana

.

Programa Patrulha Maria da Penha criou a aula ”Reage Maria’, que ensina técnicas para proteção. Corporação também destaca disponibilidade de aplicativo para celulares com ‘botão do pânico’.

.

Mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pelo programa Patrulha Maria da Penha, em Americana (SP), receberam da Guarda Municipal aulas de defesa pessoal no curso “Reage Maria”, neste sábado (6). Além disso, para permitir que elas possam se defender das agressões, a corporação também lançou um “botão do pânico” que ficará disponível para celulares.

.

O treinamento no tatame inclui identificação das situações de risco, formas de reação e medidas para atendimento e acolhimento das vítimas. Ao todo, 34 das 42 mulheres atendidas pelo programa decidiram participar do curso e a EPTV acompanhou as atividades.

.

.

Curso ensina técnicas de defesa pessoal para vítimas de violência domestica  — Foto: Reprodução EPTV

Curso ensina técnicas de defesa pessoal para vítimas de violência domestica — Foto: Reprodução EPTV

.

”A maneira com que eles batem na gente é assim, é muito forte, sabe, é com muita raiva, é muito intenso”, conta uma vítima que participa do programa. O treinamento foi na sede da Guarda.

.

Guarda ensina mulheres a se defenderem durante situações de risco — Foto: Reprodução EPTV

Guarda ensina mulheres a se defenderem durante situações de risco — Foto: Reprodução EPTV

.

De acordo com o instrutor Fernando Faria, o curso trata sobre os pontos sensíveis do agressor.

.

”Independente do tamanho ou da força do agressor, ele vai acabar cedendo e ela consegue interromper a agressão”, destaca.

.

A proteção concedida pelo programa tem início quando a Guarda recebe o nome da vítima que está sob medida protetiva. Depois disso, a corporação entra em contato e pergunta se ela aceita aderir aos procedimentos adotados pela corporação, entre eles, visitas periódicas.

.

Segundo a Prefeitura, a corporação deve realizar outros treinamentos ao longo deste ano e, posteriormente, cogita abrir o curso para todas as mulheres interessadas nas aulas.

.

.

‘Botão do pânico’

.

Neste sábado, a Guarda também destacou que há um aplicativo para telefones com a proposta de auxiliar as vítimas de violência doméstica. Ele só pode ser instalado por um agente e, quando a mulher aciona o “botão do pânico”, um sinal de alerta é enviado à central da corporação.

.

.

'Botão do pânico' também é destacado pela Guarda — Foto: Reprodução EPTV

‘Botão do pânico’ também é destacado pela Guarda — Foto: Reprodução EPTV

.

De acordo com o comandante da Guarda, Marcos Guilherme, há viaturas mobilizadas para irem aos locais em que foram acionadas no intervalo de oito minutos, após emissão do alarme.

.

O aplicativo permite, ainda, que a vítima cadastre contatos de pessoas próximas para que elas também recebam, por SMS e e-mail, alertas em caso de ameça. O dispositivo também oferece dados de geolocalização caso a vítima e o agressor estejam em movimento.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME