Saiu no site CLAUDIA MATTARAZZO
Veja publicação original: MULHERES NA LIDERANÇA: SIM VAMOS INSISTIR NISSO!
Graças a Deus, a discriminação por gênero perdeu espaço e, hoje, podemos encontrar mulheres em número igual ou até maior em diversas áreas e segmentos de mercado. E isso não demorou muito para se refletir em suas lideranças. Uhuuu! Porém, ainda não chegamos aonde queremos…
O que se espera de um líder é um processo de evolução e compartilhamento de seus talentos e pontos forte, certo? E isso que as mulheres que estão no meio o corporativo têm buscado. Mostrando suas qualificações e incorporando conhecimentos que agregam novos diferenciais. Veja alguns:
Visão Sistêmica – é fato que as mulheres prestam mais atenção aos detalhes do que os homens. Então, acabam desenvolvendo uma visão sistêmica. Ou seja, a capacidade de enxergar a empresa de uma maneira integrada. Quer algo melhor que isso???
As empresas que tem mulheres como líderes tendem a ter uma comunicação mais efetiva, tanto no sentido de desenvolvimento da líder (competências e habilidades) quanto no aumento do desempenho de seu grupo de liderados.
Às vezes, falta iniciativa das pessoas em expor-se e exercitar seus talentos, pontos fortes e ideais. Porém, como as mulheres – normalmente – tem mais talento para se comunicar de forma acessível, escutar e dosar as respostas, os colaboradores costumam se sentir mais à vontade em conversar. Conseguindo assim, que a empresa tenha funcionários mais “tranquilos”, digamos assim, para expor suas ideias.
Enfim, existe sim, um crescimento pequeno de mulheres na liderança, considerando que estamos em 2020. E sim, as empresas precisam ter um diálogo mais aberto com homens e mulheres para desafiar o status quo.
Então… mulheres, vamos continuar correndo atrás porque, mais do que nunca existem muitas oportunidades! Os homens, não percam tempo e coloquem mulheres na liderança de sua empresa. Estão esperando o que?
Incentivar a redução da desigualdade é também buscar um futuro melhor para todos. Entendem a abrangência de to-dos né?