HOME

Home

Mulheres afegãs protestam em Herat por seus direitos

Saiu no ESTADO DE MINAS

Veja a Publicação Original

Cerca de cinquenta mulheres manifestaram-se nesta quinta-feira (2) em Herat, no Afeganistão, para defender seus direitos e manter a pressão sobre o novo regime do Talibã.

“É nosso dever ter educação, trabalho e segurança”, gritaram as manifestantes em uníssono, algumas das quais com faixas apelando ao respeito pelos direitos das mulheres.

“Não temos medo, estamos unidas”, gritavam, sem serem interrompidas pelos fundamentalistas islâmicos, que prometeram uma gestão mais flexível do que a imposta no governo anterior (1996-2001), extremamente radical.

Esse tipo de manifestação ou expressão pública de descontentamento é algo inédito para o Talibã, que reprimiu implacavelmente qualquer oposição durante seu regime.

“Estamos aqui para reivindicar nossos direitos”, explica Fareshta Taheri, uma das manifestantes, entrevistada pela AFP por telefone.

“Mulheres e meninas temem que o Talibã não permita que elas frequentem a escola e trabalhem”, acrescentou.

A manifestação ocorreu em Herat, capital de uma província no oeste do Afeganistão, perto da fronteira com o Irã. É uma cidade considerada bastante liberal, pelo menos para os padrões afegãos.

Pelo menos uma das manifestantes usava burca, enquanto as demais usavam apenas um véu cobrindo o cabelo, orelhas e pescoço.

Leia a Matéria Completa Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME