HOME

Home

MP do Paraguai denuncia ex-namorado por feminicídio contra brasileira estudante de medicina

Saiu no site G1

Feminicídio também é tipificado na legislação nacional do país vizinho. Suspeito da morte de Julia Vitoria Sobierai Cardoso, de 22 anos, também é brasileiro e está foragido.

O Ministério Público do Paraguai denunciou por feminicídio Vitor Rangel Aguiar, de 27 anos, suspeito de matar a estudante de medicina Julia Vitoria Sobierai Cardoso, de 22 anos. A informação foi divulgada pelo órgão na segunda (27), quatro dias após o crime.

Vitor, que está foragido, também é brasileiro e cursava medicina no país onde o crime ocorreu. Julia nasceu em Chapecó (SC), no Oeste, e antes de se mudar para o Paraguai e estudar medicina, morou em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Segundo o promotor Osvaldo Zaracho Romero, da Procuradoria Regional de Ciudad del Este, Júlia foi morta por 58 golpes de tesoura de unha e outros sete de faca. A autópsia no corpo confirmou que ela também foi estrangulada.

 

“Após reunir diversas provas, o representante do Ministério Público decidiu acusar o suposto autor de feminicídio e, simultaneamente, solicitou ao Tribunal Penal de Garantias que o declarasse foragido e convertesse sua detenção em prisão preventiva assim que fosse capturado, devido ao risco de fuga e à potencial obstrução da investigação”, informou o MP do Paraguai em nota.

 

Ainda de acordo com o promotor, a suspeita é que Vitor cometeu o crime por não aceitar o fim do relacionamento entre eles. O MP paraguaio também formalizou um pedido de captura internacional do suspeito.

 

“Este homem provavelmente não tinha aceitado [o fim do relacionamento] e ele estava se aproximando dela novamente como amigo. Na sexta-feira, ele foi ao apartamento onde ela morava, supostamente para conversar”, disse Zaracho.

 

O assassinato aconteceu no apartamento em que ela dividia com uma amiga em Cidade do Leste, na fronteira com o Paraná. O velório da jovem ocorreu na segunda em Santa Catarina.

O crime de feminicídio no Paraguai está tipificado na legislação nacional através da Lei nº 5777/2016 de Proteção Integral às Mulheres contra Todas as Formas de Violência.

A jovem estudava na Universidad de la Integración de las Américas (Unida). Na segunda, estudantes e amigos organizaram um memorial em homenagem à vítima na instituição de ensino.

Um vídeo gravado no local mostra os estudantes reunidos em um dos blocos da universidade. A manifestação foi organizada por representantes da turma com apoio da responsável pelo bem-estar educacional da instituição.

Júlia se mudou recentemente para o Paraguai para realizar um sonho de adolescência: cursar medicina e, depois, se tornar pediatra, contou a amiga Sara Cazarotto. A vítima também foi descrita como esforçada e estudiosa.

Sara e Júlia se conheceram em Navegantes ainda na adolescência, e chegaram a viajar juntas para a Europa no início de 2026.

“A Julia foi um dos seres humanos mais lindos que eu já conheci, um coração puro e de uma bondade genuína! Realizamos nosso sonho juntas, por apoio dela, uma menina que inspirava qualquer pessoa ao seu redor. Linda, amável, cuidadosa e estudiosa”, relatou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME