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Marisa cria iniciativa interna para combater a violência doméstica contra a mulher

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Veja publicação original:   Marisa cria iniciativa interna para combater a violência doméstica contra a mulher

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Por  Lucila Theodoro

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Rede varejista lançou o Canal de Acolhimento para auxiliar colaboradoras que sofrem violência doméstica

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A Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, criou ações internas para enfrentar a violência doméstica, tendo como principal iniciativa a criação do Canal de Acolhimento. Idealizado pelo Comitê de Combate à Violência Contra a Mulher da Marisa, o Canal tem por objetivo oferecer apoio, orientação e auxílio no encaminhamento aos órgãos de apoio às colaboradoras que se encontrem em situação de violência doméstica. Atualmente, 80% dos funcionários da Marisa são mulheres.

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Para solicitar ajuda, a colaborada pode entrar em contato com o Canal por uma central telefônica ou e-mail e as informações recebidas são totalmente sigilosas e pautadas no respeito à intimidade/privacidade de cada funcionária. Após receber o relato, o Comitê dá andamento em tratativas internas para contatar a colaboradora e atuar no caso, se for feito o pedido formal por parte dela. Para auxiliar nesse acompanhamento, a Marisa firmou uma parceria com a Mental Clean, consultoria especializada em promover a Saúde Emocional no trabalho, que presta assistência especial e completa às mulheres em situação de violência.

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“A Marisa é uma empresa que fala diretamente com o público feminino e por isso temos a responsabilidade de criar iniciativas e estar à frente do enfrentamento à violência contra a mulher. Queremos acolher e auxiliar as colaboradoras que estão passando por essa situação e mostrar que elas não estão sozinhas”, afirma Carolina Ferreira, líder do Comitê de Combate à Violência Contra a Mulher da Marisa.

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Junto com a criação do Canal de Acolhimento, a Marisa realizou entre abril e maio deste ano uma pesquisa interna para mapear o universo dos colaboradores relacionado à violência contra mulher. O objetivo foi levantar o nível de conhecimento sobre o que é violência doméstica, e também sobre situações e experiência/vivência pessoal e/ou de terceiros nessa situação.

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O resultado da pesquisa apontou que o conhecimento sobre violência da mulher é alto entre o público feminino e masculino. Os principais aspectos considerados como violência doméstica estão ligados à violência física; entretanto, as situações de violência emocional, como desvalorização, xingamento, exposição da vida íntima e piadas machistas nem sempre são vistas como abuso. Controlar a roupa que a mulher usa é visto como abuso por 64% dos homens e por 68% do público feminino.

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“A criação do Canal de Acolhimento reforça o cuidado que temos com o bem-estar das nossas colaboradoras e a preocupação com um tema tão urgente. A pesquisa promoveu um levantamento estatístico e, a partir de então, estamos realizando iniciativas de conscientização com os colaboradores da Marisa. Queremos colocar o tema em pauta na política interna da empresa, com a criação de um calendário anual de atividades voltadas para o enfrentamento à violência contra a mulher”, conta Marcelo Pimentel, presidente da Marisa.

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Internamente, a Marisa irá realizar treinamentos em parceria com a Mental Clean. Eles acontecerão na sede da companhia, em São Paulo, e também nas lojas da rede com o objetivo de conscientizar o público interno sobre os tipos de violência doméstica e encorajar as colaboradoras que por ventura sofram algum tipo de violência a procurarem o Canal de Acolhimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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