Notícias

Inédito: Apenas mulheres compõem lista tríplice para vaga no TSE

Direitos da Mulher, Notícias, Notícias - 2 de junho de 2021

Tempo de leitura: 2min

Saiu no MIGALHAS

Veja a Publicação Original

Indicadas pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, mulheres compõem a lista tríplice para vaga de ministra substituta do tribunal eleitoral. Essa é a primeira vez que a lista é formada apenas com nomes femininos. Os nomes serão encaminhados pelo STF ao presidente Jair Bolsonaro.

A vaga é referente à cota da advocacia e será disputada entre as advogadas Marilda SilveiraÂngela Baeta Neves e Maria Cláudia Bucchianeri. Esta será a terceira indicação de Bolsonaro ao TSE neste ano.

Marilda Silveira é advogada, mestre e doutora em Direto Público pela UFMG, coordenadora Regional da Transparência Eleitoral, professora de Direito Administrativo e Eleitoral, pesquisadora CEDAU e do Observatório Eleitoral. É membro do IBRADE, IBSEJUR e ABRADEP.

Ângela Cignachi Baeta Neves é advogada, mestre em Função Social do Direito-FADISP e pós-graduada em Direito Eleitoral pela PUC/MG. Vice-presidente do IBRADE – Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral e membro da Comissão de Direito Eleitoral do CFOAB.

Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro é advogada, mestre em Direito de Estado pela USP especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra/IBCCrim. Foi assessora-chefe da presidência do TSE e é fundadora da Abradep – Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político.

 

Veja a Publicação Original

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *