HOME

Home

Grupo Quitéria apresenta ‘Elas por Elas’

Saiu no site DIÁRIO DA REGIÃO

 

Veja publicação original: Grupo Quitéria apresenta ‘Elas por Elas’

.

Espetáculo será encenado nesta sexta-feira no Centro Cultural ‘Manoel Antunes’

.

O grupo Quitéria, que nasceu após um curso de teatro na Casa Cultura “Dinorath do Valle”, vai apresentar seu novo espetáculo em Rio Preto. Trata-se da montagem “Elas por Elas”, que explora a violência contra a mulher e conta com as atrizes Beatriz Alves, Bianca Rocha, Camila Côrtes, Letícia Mariana e Sofia Mitsuyuki no elenco.

.

No palco, as artistas não contam uma história linear, mas apresentam vários quadros sobre o universo feminino na atual sociedade brasileira, impregnada pela cultura machista. A produção será encenada nesta sexta-feira, 26, às 20h30, no Centro Cultural “Professor Manoel Antunes”, localizado no bairro Eldorado. A apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto vencedor do Programa Municipal de Fomento à Cultura – Prêmio Nelson Seixas 2018.

.

Neuza Monção, que dirige a produção e há anos incentiva o empoderamento feminino, afirma que “Elas por Elas” é um espetáculo de protesto. “Falamos sobre o machismo e sobre a violência de forma sutil e poética para instigar a reflexão, trabalhar o interior das pessoas e quebrar um ciclo de agressões sofridas pelas mulheres, sejam elas físicas ou psicológicas”.

.

Para Neuza, o teatro tem um papel importante em debater assuntos sombrios. “É uma forma de incentivar a libertação sobre um tema tão sério”. Em sua sinopse, o grupo utiliza dados de uma reportagem do Diário da Região para falar da importância de abordar o tema no palco dos teatros. “A cada 24 horas, quatro mulheres são vítimas de violência em Rio Preto. De cada 100 mulheres, 38 são assediadas no Terminal Rodoviário de Rio Preto diariamente, sendo 19 delas adolescentes”.

.

Com classificação etária de 12 anos, a produção tem 30 minutos de duração. No palco, as atrizes cantam ao vivo músicas da banda Mulamba, de Curitiba, que é formada apenas por mulheres e traz letras com temas contundentes e que reforçam o protagonismo feminino na sociedade. “As canções serviram de base para a produção. Com as letras, o público se identifica em cena. O objetivo é unir as mulheres”.

.

O grupo Quitéria acredita que a violência contra a mulher, ou contra qualquer outra minoria oprimida, não é algo para ser aceito passivamente. A concepção do espetáculo foi coletiva. O texto foi criado por meio de pesquisas, interpretações singulares e, ao mesmo tempo, prezando por simplicidade, para assim causar uma mudança em cada expectador, a fim de que ele relacione a peça com o seu íntimo e com a realidade. “Pretendemos fazer a nossa parte para continuar a transformação e também dar força e voz às mulheres, para que estas não se calem diante do opressor”.

.

Depois da apresentação, o espetáculo será encenado no próximo dia 28, às 19h30, na Casa Kenty. Já no dia 23 de novembro, a produção será apresentada no dia 23 de novembro, às 18h30, no Cursinho Alternativo. As sessões são gratuitas e viabilizadas pelo Prêmio Nelson Seixas.

.

.

Serviço

.

  • Espetáculo “Elas por Elas”. Nesta sexta-feira, 26, às 20h30, no Centro Cultural Professor Manoel. A entrada é gratuita.

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME