HOME

Home

Ganhamos! Brasileira Paula Gomez recebeu prêmio da Cartier de empreendedorismo feminino

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:

 

Veja publicação original:   Ganhamos! Brasileira Paula Gomez recebeu prêmio da Cartier de empreendedorismo feminino

 

A engenheira Paula Gomez foi a vencedora do prêmio Cartier Women’s Initiative Awards por criar um dispositivo que alerta pacientes e responsáveis sobre um ataque epiléptico. O evento que premiou representantes de outras seis regiões do planeta ocorreu em Cingapura na noite desta quinta-feira.

 

Deu Brasil! A engenheira paulistana Paula Gomez, de 45 anos, foi a vencedora do prêmio Cartier Women’s Initiative Awards, que celebra iniciativas de empreendedorismo feminino e cuja cerimônia ocorrei na noite desta quinta (26), em Cingapura. Paula desenvolveu um aplicativo que alerta pacientes e responsáveis sobre um ataque epiléptico com até 25 minutos de antecedência. O dispositivo, desensenvolvido por sua empresa, a Epistemic, foi idealizado em parceria com sua mãe, a física Hilda Cerdeira, de 75 anos, que definiu uma crise epilética matematicamente, a partir de estudos de sinais de eletroencefalograma. “Quando ela me contou o resultado, eu disse que seria importante conseguir descobrir esses sintomas antes de eles ocorrerem. Sem me dizer nada, ela continuou o trabalho e encontrou a resposta para isso”, lembra Paula. O protótipo, que deve iniciar sua fase de testes clínicos no início de 2019, aguarda financiamento. “Espero que com a repercussão do prêmio, ele venha finalmente”, diz Paula.

.

.

O prêmio anual promovido pela joalheria francesa está em sua 13ª edição e recompensa iniciativas de empreendedorismo feminino de seis regiões do planeta: América Latina, América do Norte, Europa, África Sub-Saariana, Oriente Médio e Norte da África e Ásia. Na cerimônia realizada nesta quinta-feira (26) no hotel Capella, em Cingapura, estavam as 18 finalistas, entre elas, a capixaba Neide Sellin, que concorreu com “Lysa”,  um “cão-guia robô”, projeto que substitui cães-guia e possui uma tecnologia capaz de auxiliar o dia a dia de pessoas com deficiência visual. No total foram seis as vencedoras, que recebram o prêmio das mãos de Cyril Vigneron, presidente da Cartier.
O evento, que teve como mestre de cerimônias a atriz e humorista inglesa Sandi Toksvig, celebrou o empreendedorismo feminino por meio de palestras, promovidas em parceria com oTED, que levou convidadas como Gingger Shankar, neta do famoso músico indiano Ravi Shankar e única mulher no mundo a tocar violino de duas cordas; e a islandesa Halla Tómasdóttir, CEO da Câmera de Comércio de seu país e ex-candidata à presidência da Islândia. Outros destaques foram a participação da empresária norte-americana Anousheh Ansari, primeira mulher muçulmana a participar de uma missão espacial, e da brasileira Candice Pascoal, criadora da plataforma de crowdfunding Kickante _e vencedora do prêmio Cartier em 2017.

.

.

.

pistemic
Paula Gomez desenvolveu o e Epistemic em parceria com sua mãe, Hilda Cerdeira, doutora em física e professora voluntária da Unesp. Convidada pelo hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para estudar sinais de eletroencefalograma, Hilda conseguiu definir matematicamente um crise epilética. Juntas, as duas transformaram teoria em prática e começaram a desenvolver a Epistemic no final de 2015. Hoje existem quatro protótipos funcionais – um está sendo finalizado para ser testado clinicamente no início de 2019.

.
.

Paula é doutora em engenheira elétrica pela Unicamp além de ter um MBA pela escola de negócios francesa Insead _uma das parceiras do prêmio Cartier. A paulistana tem passagens por consultoria estratégica, fusões e aquisições e já trabalhou também na área financeira da Natura antes de abrir a própria empresa.

Hoje, a Epistemic ainda não conta com investidores – o que é um dos grandes obstáculos para o desenvolvimento dos produtos. “No Brasil, é muito difícil conseguir financiamento quando você ainda não está vendendo. Algumas agências governamentais ajudam, mas os processos são bem burocráticos”, explica Paula, cujo projeto  tem apoio da Fapesp e um incentivo à pesquisa do CNPq.

 

 

 

 

 

 

…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME