HOME

Home

Encerramento da 4a. Edição do Projeto TEMPO DE DESPERTAR – ressocialização do autor de violência doméstica e familiar contra a Mulher – Zona Leste – Capital

 

 

“Por que estou aqui se quem deveria fazer o curso é ela?”

“Pra mim esse curso foi uma escola, foi um grande aprendizado”

É com essas frases do primeiro e do último dia deste curso que concluo mais uma etapa do projeto de  ressocialização do autor de violência contra a mulher. 

 

Hoje (04/07) encerramos a 4o edição do Projeto Tempo de Despertar,  implementado pela primeira vez na capital, no fórum da Penha.

 

Esta é uma  oportunidade de fazer com que os homens reflitam a respeito da violência que cometeram  contra a mulher, na tentativa de  desconstruir comportamentos machistas e violentos, mudando a conduta perante a sociedade.

 

Falamos sobre a importância deste curso e fizemos uma retrospectiva dos assuntos abordados,  relembrando principalmente os direitos das mulheres e a valorização do  respeito às diverisdades.

 

Contamos com a presença do Rapper COCÃO, que nos agraciou com a recitação de poesias.

 

Fizemos a entrega dos certificados a todos que completaram a carga horária do programa, ocasião em que cada um dos participantes fez  um relato sobre o que leva dessa experiência:

 

“Eu tenho certeza que depois daqui, nunca mais eu vou cometer outra violência”.

 

“Meu vizinho vivia brigando com a esposa, e me via saindo para vir aqui. Um dia resolvi conversar com ele e falar sobre o que vinha aprendendo… Graças a Deus ele me ouviu e as brigas pararam”.

 

“Quero agradecer o acolhimento do Ministério Público , que me concedeu a oportunidade de uma nova maneira de pensar e de mudar, OBRIGADO”.

 

“Se tiver alguma dúvida na cabeça da equipe técnica de que esse curso faz alguma mudança, afirmo que sim”.

 

“Eu MUDEI muito, cheguei aqui achando que seria punido, e entendi que alguém me estendia a mão”. 

 

“Aprendi a ser melhor dentro de casa como era fora dela”.

 

“Quando cheguei aqui achei que seria uma tortura para mim, quero agredecer a todas pelo respeito, que nos trataram com dignidade e respeito”.

 

“Pra mim foi muito bom participar desse curso, em que aprendi a lidar com as situacōes e a refletir sobre meus atos”.

 

 

“Espero que esse curso se espalhe para o mundo inteiro, eu reconheci meu erro, e hoje batalho para ter minha esposa de volta. A violência doméstica é triste, muitas crianças sofrem, precisamos pensar muito antes de falar, uma simples palavra ofensiva pode mudar todo o quadro”.

 

“Esse curso foi muito bom para mim, e pode ter certeza que a próxima companheira que eu tiver, pensarei muito , mas muito mesmo antes de falar alguma coisa para ofendê-la”.

 

“Eu despertei”. 

 

Meus sinceros agradecimentos a todos os apoiadores do Projeto e `as  equipes de reportagem que participaram efetivamente dos encontros e transmitiram brilhantemente a execução do Curso.

 

À Juíza, Dra Claudia Félix de Lima, que acreditou e apoiou a implementação do Projeto, à toda equipe do GEVID – Leste 1 que colaborou para a execução do curso e a Najara Barreto que disponibilizou seu trabalho voluntário, compondo a equipe multidisciplinar do Projeto.

 

Agradeço também a PREFEITURA DE TABOÃO DA SERRA, que nos cedeu voluntariamente a equipe da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, Dra Sueli Angelo Amoedo, coordenadora dos direitos da mulher; Marcia Cristina da silva,  Rutenete da Conceição,  Ana Lúcia Souza Rocha e Gilson de Castro Maia, psicólogos e assistente sociais  que abrilhantam nossos Projetos com profissionalismo e dedicação.

 

Ao Sergio Barbosa, profissional competente e parceiro de longa data, que conduziu os grupos reflexivos de homens e aprofundou tecnicamente os temas pertinentes.

 

Concluímos com sucesso, pelo que se depreende dos dados abaixo:

 

RESULTADO OFICIAL DA 4o.EDICÃO DO PROJETO TEMPO DE DESPERTAR:

 

 

DOS 28 HOMENS INTIMADOS, 17 COMPARECERAM EM TODOS OS ENCONTROS (60% DE COMPARECIMENTO).

 

DESSES 17 HOMENS:

 

*RENDA: DE R$1.300,00 a R$5.000,00,

 

*IDADE: DE 23 A 58 ANOS

 

*ESCOLARIDADE:

ENISNO FUNDAMENTAL INCOMPLETO: 4

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO: 1

ENSINO MÉDIO INCOMPLETO: 4

ENSINO MÉDIO COMPLETO: 6

NÍVEL SUPERIOR COMPLETO: 2

 

*EMPREGADOS: 76%

 

*REINCIDENTES: 88%

*VIOLÊNCIA OCORREU NA PRESENÇA DOS FILHOS: 42%

 

*PRESENCIARAM VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA INFÂNCIA: 90%

 

*COMETERAM A VIOLÊNCIA SOB EFEITO DE ÁLCOOL E/OU DROGA: 60%

 

*PRINCIPAIS CAUSAS ALEGADAS PELOS HOMENS:

 

– VIOLENTO POR ESTAR DESEMPREGADO OU COM PROBLEMAS NO TRABALHO;

 

– CIÚMES/COMPORTAMENTO CONTROLADOR/NÃO ADMITEM A LIBERDADE DA MULHER (TRABALHAR, CHEGAR TARDE EM CASA, SAIR COM AMIGAS, SE COMUNICAR/POSTAR FOTOS EM REDES SOCIAIS, USAR ROUPAS CURTAS, JUSTAS E DECOTADAS E MAQUIAGEM EXAGERADA).

 

*REINCIDÊNCIA DURANTE O PROJETO (4 meses): ZERO.

 

Desses dados podemos tirar várias conclusões, certo? Obrigada meu Deus por eu ter um trabalho que é ferramenta de transformação social.

 

 

09

 

.

08

 

.

07

 

 

 

 

.

11

 

.12

.

13 14

 

unnamed-1

16

 

18

 

 

 

55

 

.

19

.
20

 

 

21 22

 

 

 

23

 

.

24

 

.

25

 

.26

 

….

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME