HOME

Home

Empresária catarinense fala sobre inteligência financeira e a receita para seu dinheiro valer mais

Saiu no site G1:

 

Veja publicação original: Empresária catarinense fala sobre inteligência financeira e a receita para seu dinheiro valer mais

.

Por Fabiano Moraes

.

Quando se fala em inteligência financeira na prática, uma opção é o controle individual, em que a pessoa é a responsável por gerir os investimentos que faz. Mas para aqueles que não têm muito conhecimento, tempo, ou os dois, o mais recomendado por economistas é a contratação de uma empresa especializada em planejamento e gestão de patrimônios. Essa é a área de Annalisa Blando Dal Zotto, fundadora e diretora geral da Par Mais Investimentos Financeiros, com sede em Florianópolis.

.

Especialista em Gestão Financeira, Investimentos e Mercado de Capitais e formada em Administração, ela fundou a empresa junto com o marido, o ex-jogador e ídolo do vôlei Renan Dal Zotto. Casados há 30 anos, Anna foi a responsável por gerir o patrimônio do ex-atleta após a aposentadoria. Hoje, à frente da empresa, ela divide sua experiência com os clientes e o público interessado em investir e atingir a tão sonhada tranquilidade financeira. Confira as dicas da especialista.

.

Empresária Annalisa Blando Dal Zotto  (Foto: Arquivo pessoal)

Empresária Annalisa Blando Dal Zotto (Foto: Arquivo pessoal)

.

Mulheres versus investimentos

.

“Nas decisões de compra, quem decide são as mulheres. Porém, as decisões sobre investimentos são tomadas pelos homens. Não faz muito sentido. Fui pesquisar e vi que a Economia Comportamental explica isso. Os homens acham que sabem mais do que realmente sabem. E as mulheres tendem a achar que sabem menos do que realmente sabem. E tem também uma questão cultural: quem cuida do dinheiro é o homem.

.

A mulher não se sente preparada para tomar decisões de investimento. Ela precisa se aprofundar mais no tema. Homens têm ímpeto para os investimentos, sobretudo os mais jovens. No entanto, mulheres tendem a ser mais conservadoras do que os homens. Elas têm mais visão de longo prazo. Próximo dos 40 anos, as mulheres querem fazer planejamento financeiro.

.

Os homens querem ser investidores. Uma coisa é você planejar a aposentadoria, ter visão de longo prazo. Outra é tomar a decisão de investimento. Por serem mais conservadoras e terem visão de longo prazo, as mulheres tendem a investir melhor. As mulheres também não costumam cair no ‘efeito manada’, como vimos com o bitcoin, por exemplo. Nós, mulheres, temos todos os skills. Mas precisamos saber disso.”

.

Quando a mulher ganha mais que o homem

.

“Mulher não gosta de sustentar homem. Falo em relação aos nossos clientes aqui na Par Mais. Para a grande maioria, quando a mulher ganha mais, é um problema. Ajudamos muitos casais aqui. Por exemplo: ela ganha R$ 8 mil e ele R$ 2 mil. A mulher terá que arcar com 80% das despesas, e o homem, com 20%. Tudo de acordo com a proporção do que cada um ganha. Saber disso é libertador e faz um casamento mais feliz.”

.

Por que deixar o dinheiro no banco não é uma boa opção

.

“O banco vende um produto. É uma relação comercial. Há conflito de interesses e o modelo brasileiro também não ajuda. Por que o gerente do banco vai ensinar a investir melhor se ele precisa vender um produto do próprio banco e ainda é remunerado por isso? Quanto mais caro eu vender para você, melhor será a minha comissão. Há conflito nesse modelo de produto que vemos nos bancos.”

.

Gestão eficiente do dinheiro

.

“Uma pessoa que faz a planilha financeira e a analisa, com o tempo, saberá certinho o quanto pode gastar. E aí, você faz trocas. E essas trocas não causam desconforto porque você tem objetivos. Duas coisas importantes: além de ter uma planilha de controle financeiro e analisá-la, é preciso ter objetivos. Quando você tem objetivos, passa a fazer análises mais inteligentes. Isso é libertador.”

.

Relação com o consumo

.

“O consumo não é um problema. Problema é não ter educação financeira. Problema é o descontrole, é viver no caos. A maioria dos brasileiros vive no caos. Esse é o problema. Uma dica é comprar à vista. Quando paga à vista, você compra menos e escolhe melhor. E isso não tem relação com a quantidade de dinheiro.”

.

Ser pão-duro

.

“O pão-duro também vive em uma prisão. Assim como o gastador, quem não quer gastar nada também causa um problema para si e para a família. É o extremo.”

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME