HOME

Home

#ÉMachismo: atitudes machistas naturalizadas no nosso dia-a-dia

Saiu no site Diário de uma feminista:

O machismo é o pilar do patriarcado: sistema de dominação-exploração-subordinação da mulher pelo homem. Quando se fala em machismo, muitas vezes, nos vêm a mente mulheres estupradas, assassinadas e espancadas, ou, ainda, frases como “mulher é o sexo frágil”, “é natural a mulher ser emocional enquanto o homem é racional”, “foi estuprada porque usava roupa vulgar”, “ela gosta de apanhar”, “o homem é superior a mulher”, entre outros discursos e atitudes explicitamente machistas. Contudo, isso não significa que somente esses comportamentos extremos consistam em machismo. Em nossa vida cotidiana, reproduzimos ou consumimos, de forma naturalizada e/ou inconsciente,  atitudes machistas veladas de simples opinião,  o que legitima a manutenção do patriarcado e, consequentemente, a superação dele.
Abaixo, reproduzo alguns discursos e atitudes machistas que são naturalizadas no nosso dia-a-dia. O machismo também mora nos detalhes, nas opiniões que supostamente são pessoais, nas atitudes normalizadas socialmente que sustentam ideologias que não só ajudam a matar e a estuprar mulheres, mas que também condicionam as mulheres a aceitarem como natural uma vida subordinada aos machos.
1. #ÉMachismo, homem, distorcer a fala da mulher e chamá-la de “louca” para parecer que ela é desequilibrada.
Gaslighting é um tipo de manipulação psicológica.
2. #ÉMachismo você tentar explicar algo óbvio que a mulher já deixou claro que sabe só para se fazer de inteligentão piroquento da porra toda, homem.
3. #ÉMachismo nem parar para tentar entender a opinião da mulher sobre o que ela sente e vive só porque você já estudou sobre a vivência dela de sujeito oprimido, homem.
4. #ÉMachismo se apropriar da ideia de uma mulher e levar os créditos por ela, achando que o que importa é “levar a ideia adiante”, homem.
5. #ÉMachismo não deixar a mulher concluir a fala dela porque o que você tem a dizer é supostamente mais importante, homem.
Contribuições de algumas das seguidoras na página do blogue no FB.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME