Notícias

Disputa por chefia da OMC tem 3 mulheres entre 5 finalistas

Notícias - 18 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 2min

Saiu no Site G1.

Veja  a Publicação original.

Três mulheres, duas delas da África, avançaram para a segunda rodada da seleção da nova diretoria-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) quando o páreo foi reduzido de oito para cinco nomes, informou a entidade sediada em Genebra nesta sexta-feira (18).

A OMC busca uma pessoa para substituir o brasileiro Roberto Azevêdo, que renunciou um ano antes do esperado, no final de agosto.

organismo comercial de 25 anos de existência nunca teve uma mulher ou alguém da África como líder.

Os cinco candidatos da próxima rodada são a ministra queniana Amina Mohamed, a ex-ministra das Finanças nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, a ministra do Comércio sul-coreana, Yoo Myung-hee, o saudita Mohammad Al-Tuwaijri e o ex-ministro britânico Liam Fox.

Os nomes da próxima rodada confirmam uma reportagem de quinta-feira da Reuters, segundo a qual o mexicano Jesús Seade, o egípcio Hamid Mamdouh e o moldavo Tudor Ulianovschi foram eliminados.

O sucessor de Azevêdo enfrentará um desafio considerável devido às tensões globais crescentes e o protecionismo surgido durante os isolamentos causados pela Covid-19, principalmente entre a China e o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além da pressão para impulsionar reformas.

segunda rodada, na qual os 164 membros da OMC manifestarão suas preferências de 24 de setembro a 6 de outubro, reduzirá os candidatos a dois. A entidade disse que espera escolher o vencedor até o início de novembro.

Especialistas em comércio e ex-autoridades da OMC dizem que a eleição presidencial norte-americana de 3 de novembro pode prolongar o processo, mesmo que isso contrarie o prazo indicado pela organização.

Mas a própria OMC disse que o processo correu bem até agora e que todos os membros participaram.

Veja Matéria Completa Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *