HOME

Home

Curso de mediação visa casos de violência doméstica

Saiu no site DIÁRIO DIGITAL

 

Veja publicação original:  Curso de mediação visa casos de violência doméstica 

.

Servidores que lidam diariamente com casos de violência doméstica passaram por capacitação

.

Com o intuito de instruir servidores que lidam diariamente com casos de violência doméstica, acerca de métodos mais eficazes e adequados, nesta segunda-feira (8), o Tribunal de Justiça, por meio da Escola Judicial (Ejud/MS) e do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), em parceria com a Defensoria Pública, realizou a Oficina de Mediação nos casos de Violência Doméstica.

.

Da capacitação, realizada esta manhã no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), participaram 24 servidores do Poder Judiciário, que foram instruídos pela defensora e Coordenadora do NUDEM Edmeiry Silva Broch, pela assistente social Elaine de Oliveira França, pela psicóloga Keila de Oliveira Antônio e pelas defensoras Graziele Carra Dias e Thais Dominato Silva Teixeira: todas integrantes do Nudem.

.

Durante a abertura, a assessora técnica especializada da Nupemec Andreia Bobadilha disse que a parceria firmada com a Defensoria Pública é de grande valia para o Judiciário, tendo em vista que são frequentes os casos de violência doméstica e, às vezes, profissionais que trabalham com esses casos ficam limitadas sobre como lidar com as vítimas. “Aprenderemos nessa capacitação formas melhores de intervir nesses casos para os futuros ajuizamentos e, com o tempo, aplicar essas informações nas ações já ajuizadas”, disse ela.

.

A Coordenadora do NUDEM, Edmeiry Silva Broch, enfatizou que é um dever da defensoria tratar dos casos de violência doméstica e procurar capacitar as pessoas que trabalham com isso. “A Defensoria tem esse dever, já que a maioria das vítimas não tem condições financeiras. Quando decidem procurar ajuda, as vítimas vão direto nos procurar”, finalizou.

.

Saiba mais – O NUDEM (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher) foi instituído e regulamentado em 15 de outubro de 2014 pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, cumprindo com seu papel constitucional e em consonância com o disposto na Lei Complementar 80/94, em seu artigo 4º, inciso XI, de orientação e proteção aos grupos sociais em situação de vulnerabilidade.

.

Considerando a necessidade de fortalecer os serviços especializados de atendimento à mulher, o NUDEM visa uma atuação harmônica, aperfeiçoada e uniforme dos trabalhos e de sua primordial função de prestar a orientação jurídica, tendo por objetivos desenvolver ações para promoção e defesa dos direitos da mulher em situação de violência de gênero com a integração de todos os  Defensores Públicos de todas as instâncias e da rede de atendimento.

.

O Núcleo possui caráter cooperativo, consultivo e operacional, também conta com uma equipe psciossocial, psicóloga e assistente social, evitando encaminhamentos desnecessários e a chamada rota crítica da violência.

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME