HOME

Home

Chef e agricultora filipina é uma das vencedoras do prêmio Jovens Campeões da Terra

Saiu no site ONU BRASIL

 

Veja publicação original:   Chef e agricultora filipina é uma das vencedoras do prêmio Jovens Campeões da Terra

.

A chef e agricultora filipina Louise Mabulo, de 20 anos, fundadora do Cacao Project e do Culinary Lounge, é uma das vencedoras do Prêmio Jovens Campeões da Terra da ONU Meio Ambiente para a região de Ásia e Pacífico.

.

Seus projetos capacitaram mais de 200 agricultores, plantaram mais de 70 mil árvores e restauraram terras devastadas pelo tufão Ngoc desde 2016. Ela também criou uma espaço culinário que adquire ingredientes de agricultores locais e incentiva a produção de refeições caseiras.

.

A chef e agricultora filipina Louise Mabulo, de 20 anos, venceu o Jovens Campeões da Terra para a Ásia e o Pacífico por aumentar a renda de agricultores de cacau resiliente ao clima. Foto: Divulgação

.

A chef e agricultora filipina Louise Mabulo, de 20 anos, fundadora do Cacao Project e do Culinary Lounge, é uma das vencedoras do Prêmio Jovens Campeões da Terra da ONU Meio Ambiente para a região de Ásia e Pacífico.

.

Seus projetos capacitaram mais de 200 agricultores, plantaram mais de 70 mil árvores e restauraram terras devastadas pelo tufão Ngoc em dezembro de 2016. Ela também criou uma espaço culinário que adquire ingredientes de agricultores locais e incentiva a produção de refeições caseiras.

.

Depois de testemunhar o impacto devastador do tufão Nock Ten em 2016, que destruiu 80% das terras agrícolas na região, Mabulo observou que muitas árvores de cacau permaneceram em pé.

.

“Nunca imaginei que um tufão pudesse causar devastação tão grande”, disse. “Ao mesmo tempo, notei que a agricultura está frequentemente associada à pobreza. Me dedico ao combate desse estigma, para agregar valor à comunidade e restaurar nossa biodiversidade.”

.

Como as Filipinas são um dos países mais propensos a tufões e ciclones do mundo, Mabulo teve a ideia de disponibilizar cacau para que os agricultores pudessem melhorar sua renda após os desastres. O cacau é um produto adequado ao clima e ecossistema da região, durável e resiliente.

.

“Construir resiliência em um mundo em mudança climática é fundamental para ajudar as comunidades no enfrentamento aos eventos climáticos extremos e, fazendo isso, podemos criar empregos, construir cidades mais habitáveis e melhorar o bem-estar dos mais vulneráveis do mundo, garantindo que ninguém fique para trás”, disse a diretora-executiva da ONU Meio Ambiente, Inger Andersen.

.

Um júri global composto por Markus Steilemann, diretor-executivo da empresa alemã Covestro, patrocinadora do prêmio, Joyce Msuya, diretora-executiva adjunta da ONU Meio Ambiente, Arielle Duhaime-Ross, correspondente do VICE News Tonight para ciência e mudanças climáticas, Jayathma Wickramanayake, enviada do secretário-geral da ONU para a juventude, e Kathy Calvin, presidente e diretora-executiva da Fundação das Nações Unidas, selecionou os vencedores e vencedoras entre 35 finalistas regionais de mais de 1 mil candidatos.

.

No próximo ano, as criativas, inovadoras e impactantes iniciativas dos campeões serão documentadas nas mídias sociais por meio de atualizações regulares em notícias e vídeo-blogs.

.

O Prêmio Jovens Campeões da Terra é concedido anualmente pela ONU Meio Ambiente a jovens ambientalistas entre 18 e 30 anos por suas destacadas ideias de proteção ao meio ambiente.

.

Louise é uma das sete vencedoras de África, América do Norte, América Latina e Caribe, Ásia e Pacífico, Europa e Ásia Ocidental.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME