HOME

Home

Campanhas Eleitorais para Mulheres

Saiba Mais….

Muito se fala que vivemos em uma sociedade em rede, uma sociedade na qual a informação é um dos bens mais valorizados. Este livro é um exemplo do que é uma rede. Mulheres e homens interessados em debater a questão da presença feminina na política se uniram para fazer isto possível. Emprestaram suas vozes, suas experiências, não para chegar a uma resposta conclusiva, mas para evidenciar questões que muitas vezes se escondem por trás da “naturalidade” das coisas.

Quando estamos em uma situação na qual existe discriminação por raça, gênero, credo, crenças, o melhor que podemos fazer é não nos omitir e semear a tolerância. Há várias formas de fazer isso. A que escolhi foi a academia, estudando e atuando politicamente. Quando me vi fora da minha zona de conforto, ao morar sozinha fora do país a trabalho durante um ano, pude perceber esquemas ideológicos nos quais estava imbricada. Até então, não havia me conscientizado com tamanha clareza do que era ser uma mulher intelectual e independente na sociedade em que vivemos.

De certa maneira, me sinto como a porta-voz das muitas mulheres com quem tive a oportunidade de entrevistar para este livro e para tantas outras que assistem a minhas palestras e depois conversam sobre suas experiências. Ainda que por questão de espaço não possa compartilhar tudo que recebi, acredito que este livro une estas vozes. Essas mulheres extraordinárias compartilharam suas realidades, seus medos, seus desejos. Realizamos um exercício de sororidade, unindo-nos em conversas que aliaram, na maioria das vezes, a partilha de saberes, anseios e sugestões. Sororidade é um dos conceitos que defendo como fundamentais para que se alcance a visibilidade e o respeito em várias áreas, entre elas a política. Exercer a sororidade.

é, como mulher, respeitar, apoiar outras mulheres, evitando repetir discursos machistas e destrutivos.

Da mesma maneira, acredito que não devemos fomentar disputas que nos afastem dos caminhos já conquistados. Fazemos um trabalho de “formiguinhas”, cada uma trazendo sua contribuição para o reconhecimento feminino. Embora tenhamos que, muitas vezes nos impor para sermos respeitadas, acredito que devemos formar equipes com os homens. É uma via de mão dupla. Assim, fui presenteada com o conhecimento de vários consultores e procurei enfatizar a fala de consultoras em campanhas eleitorais. Nos bastidores, os desafios se repetem, quando vemos coordenações de campanhas realizadas por homens em sua maioria, eventos onde os protagonistas são homens (às vezes sequer convidam mulheres para palestrar) e o assédio moral ou sexual vivido com mais ou menos frequência pelas entrevistadas. Portanto, é necessário fortalecer a sororidade, sem armar conflitos desnecessários. Pelo contrário, é preciso construir redes.

O livro é resultado da minha pesquisa pós-doutoral, que a princípio, realizaria um estudo comparativo entre os spots eleitorais dos três países com os maiores PIBs da América Latina: Argentina, Brasil e México, este último que me recebeu para os estudos. Nas campanhas eleitorais analisadas, duas mulheres venceram: Cristina Kirchner e Dilma Rousseff. No México, Josefina Vázquez Mota, ainda que não tenha vencido, recebeu uma votação inédita para uma candidata no país. Observando o material coletado, percebi que havia semelhanças nos vídeos analisados: vários estereótipos femininos estavam nas três campanhas.

Assim, fiquei curiosa e ampliei o foco: dediquei-me a investigar os spots de todas as campanhas eleitorais presidenciais na América Latina na última década. Com a análise de 21 campanhas de 11 países, cheguei a seis estereótipos predominantes, levando em conta as mulheres que apareciam nos vídeos, tanto candidatas quanto personagens e figurantes. Os estereótipos encontrados foram: dona de casa, mãe, trabalhadora, cuidadora/sensível, subordinada e guerreira. A partir deles e cruzando com as entrevistas, tracei as três tipologias

 

Baixe a Cartilha Completa Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME