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Brasil ocupa Paris em evento que promove artistas e designers mulheres

SAIU NO SITE MARIE CLAIRE:

Neste final de semana na capital francesa, a segunda edição do Brasil Mania arma um “pop up store” com expositores brasileiros

canto mais brasileiro em Paris: o evento Brasil Mania, mostra que rola neste final de semana no Hotel Artus, em Paris. A edição deste ano conta com uma curadoria especial de talentos, designers e marcas brasileiras ou franco-brasileiras que buscam visibilidade internacional. Marie Claire esteve por lá e conta os destaques da exibição.

 Ponte-aérea
 A conexão dos dois países começa com a chefe de cozinha Morena Leite, do badalado Capim Santo. Fazendo um ano sabático em Paris, Morena estreia um menu de café da manhã brasileiro especial para o Hotel Artus. No cardápio: açaí, pão de queijo e bolo com goiabada vão competir com o croissant francês durante todo o mês de julho nas mesas do hotel.

A mistura franco-brasileira também está presente no trabalho da Dondoks, marca de flats feitas à mão no Brasil, fundada por Charlotte Calixte, mezzo francesa, mezzo brasileira, e a mexicana Carmem Cerillo. Dançarinas do famoso espetáculo parisiense Lido, as duas se conheceram no palco e decidiram se unir para montar uma marca que desse vazão às suas paixões por moda. “Como a carreira de bailarina também é curta, nós estamos pensando em estratégias para o futuro”, contou a dupla, que se divide entre os espetáculos e ensaios do Lido e a recém-criada grife.

Brasil made in France
Esta é a segunda vez que a artista plástica mineira Rita Lessa mostra seu trabalho na França. A primeira foi em 2014, quando foi escolhida com mais quatro designers brasileiros para desenhar uma coleção especial para a rede francesa de supermercados Monoprix, que foi sucesso de vendas. A artista confessa que ter trabalhado na França teve grande repercussão em casa. “Eu não imaginava que muitas pessoas no Brasil iam acabar me reconhecendo por ter feito essa parceria com uma marca francesa, mais local”, conta. Famosa pelas peças de decoração em tecido como almofadas e revestimentos pintados à mão, a artista trouxe desta vez além da linha casa, uma coleção de caftãs, camisetas e bolsas.
Trazer o toque brasileiro para o outro lado do atlântico também foi a estratégia da designer Tatiane de Freitas. Apaixonada por moda praia, a brasileira decidiu migrar para a Europa quando abriu sua marca. Com um mercado saturado no Brasil, a designer se instalou na França, onde confecciona maiôs e biquínis com matéria-prima local, porém com design cheio de perfumes brasileiros e tropicais.

 

 

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