HOME

Home

Afinal, o que é esse tal de PROPÓSITO?

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE :

 

Veja publicação original:   Afinal, o que é esse tal de PROPÓSITO?

 

Leia a coluna da semana da atriz e autora Suzana Pires

untitled-9

A cada temporada de empreendedorismo, um novo conceito surge, se estabelece, é repe-tido a exaustão, mas na maioria das vezes é repeteco de papagaio: não se sabe sobre o que se está falando. Confesso que eu tinha algumas dúvidas sobre o tal de propósito; se era algo que deveria levar em consideração o coletivo, se era algo espiritual ou algo sobre física quântica. Sim, vivemos num mundo de inúmeras correntes de assuntos e significados e por isso, quis saber exatamente sobre o que eu estava falando quando inseria propósito em qualquer frase.

Daí tive uma sessão de coach só para destrinchar o propósito e de tanto que gostei dele, queria colocar o nome do meu futuro-filho-que-não-terei de proposito! (uma amiga costuma fazer essa piada com diversas palavras excêntricas).

Então para começar já no estilo “karatê” de ser, lá vai:

PROPÓSITO É AQUILO QUE SEGURA A SUA ONDA EM DIREÇÃO AO SEU OBJETIVO NÃO PERMITINDO QUE VOCÊ MANDE PRA @#$% AQUELAS PESSOAS QUE MERECEM.

 

 

Risadas à parte, é isso mesmo!
O seu propósito segura a sua onda para que você siga em direção a um objetivo claro, sendo a alma, o estofo, o porque das suas ações. Um porque maior do que apenas cum-prir tabela. O propósito atenua a pressão, diminui a incidência de buracos no caminho e aumenta a motivação e as molas no árduo caminho de todas nós. Porque se tem uma coisa que uma DONA DE SI não suporta é pressão. Homens funcionam bem assim, mas a maioria das mulheres responde melhor à motivação do propósito do que a pressão car-tesiana.

Descobrir seu propósito pode ser tarefa difícil, mas o que posso te dar como dica para te ajudar é a formulação de algumas perguntas.

Pergunte a si mesma:

O que faz eu me sentir preenchida?

O que faz eu me sentir Vencedora?

O que faz eu me sentir Segura?

O que faz eu me sentir Firme?

Ao contrário do que você imagina, as respostas devem ser concretas.
Como: O que me faz firme, segura, vencedora e preenchida é acompanhar o crescimento dos meus filhos.

BINGO!

Esse é seu propósito: estar com sua família.
Logo, todo seu objetivo claro, como: dobrar seu faturamento em um ano, será sustenta-do pelo seu propósito, fazendo com que as pauladas da vida não te derrubem no primei-ro ou segundo golpe, fazendo com que você consiga trabalhar e produzir mesmo diante de uma grande dor, de uma grande tristeza pessoal. Existe algo maior que te faz forte para sair da cama e encarar um novo dia. Este é o propósito.

O propósito não precisa ser sempre ligado a filhos ou família. Ele pode ser, por exemplo: O que me faz firme, segura, vencedora e preenchida é bater a cota das metas de vendas. Pois bem: taí seu propósito e seu objetivo claro é um percentual de aumento de vendas ou o numero que traduza isso. Seu propósito vai te fazer vender mesmo no dia que você esteja assinando seu divórcio, ou com filho com febre, sem que isso seja um problema, mas algo que norteie e agregue valor a sua ação.

O propósito pode ser um bem coletivo ou não, mas quanto mais forte ele for, melhor ele fará ao mundo, a não ser que seja uma vingança…que só fará mal a você mesma. Sim, adoro uma vingancinha, mas é o pior sentimento que experimento: um misto de refluxo com dor de cabeça. Uó. Voltando…o propósito faz com que você tenha aderência com seu objetivo, sendo a cola que une tudo, trazendo pra você: jogo de cintura, estratégia, planejamento, vontade de vencer seus próprios desafios.

Sempre que estou alinhada ao meu propósito (que é emocionar as pessoas, no drama ou na comédia, na atuação ou na escrita) eu tenho força suficiente para neutralizar quem quer me colocar para baixo, ser mais forte do que uma doença grave em família ou para aquela angústia de quando se está com a relação ruim ou até mesmo me manter centrada quando me apaixono. O propósito é nosso salvador, por isso ele bombou! Rs

O PROPÓSITO também é responsável por nos manter conscientes, no sucesso ou no fracasso. Sabe quando alguém faz sucesso e dá uma pirada? Pode ter certeza que esta pessoa está somente desconectada do seu propósito e a melhor pessoa em sua vida será aquela que tiver coragem para alertá-la disso. Acontece, mas precisamos voltar ao eixo, seja através de um amigo que te de um toque, da família que te dá uma real ou, melhor dos casos, o seu terapeuta te conduz a perceber que você desalinhou do motivo de agir. Fiquem ligadas nisso, meninas! Uma DONA DE SI está sempre conectada com seu propósito e é isso que a faz muito, mega, super, ultra, dona da p#%$ toda!

Cara leitora, investigue seu coração, descubra seu propósito, tenha um objetivo claro e parta para a ação, passo-a-passo da sua conquista, certa de que sua caminhada tem alma.

Sororidade sempre.
Suzi Pires

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME