HOME

Home

INSS terá que pagar benefício automático às vítimas de violência doméstica

Saiu no site BAND

O INSS será obrigado a pagar automaticamente o benefício para mulheres vítimas de violência doméstica que obtiverem medidas protetivas na Justiça. A informação é da colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM. A medida, que será assinada nesta quinta-feira (1°) pelo presidente Lula, busca conquistar o voto feminino, considerado essencial na reta final do primeiro turno.

O parecer garante às vítimas, sejam elas trabalhadoras do setor público ou privado, afastamento remunerado, por até seis meses. A Advocacia-Geral da União, por meio da figura de Jorge Messias, aponta que a questão financeira costuma ser um impeditivo para que uma vítima de violência doméstica se afaste do agressor.

A Lei Maria da Penha já previa o afastamento remunerado, mas não define quem ficaria responsável por pagar o salário, se seria o empregador ou o setor público. Para receber pelo INSS, a vítima teria que passar por perícia e até eventualmente uma disputa judicial antes de conseguir o dinheiro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME