HOME

Home

IBA – Promove ação Para aproximar Mulheres à Mamografia

Saiu no DIÁRIO POPULAR

Veja a Publicação Original

Prestes a completar oito anos de atuação, o Instituto Buquê de Amor (IBA) lançou nesta semana uma ação que visa aproximar mulheres de baixa renda de uma assistência gratuita. Esta é a segunda edição do projeto, que no ano passado atendeu mais de 50 pessoas e ajudou quatro na detecção do câncer de mama. As consultas serão realizadas nesta quinta, dia 20, e na próxima quinta, 27, e as inscrições podem ser feitas na Loja Rosa no Shopping Pelotas.

Após uma reportagem do Diário Popular apontar que, em março, mais de 1,7 mil mulheres aguardavam na fila por uma mamografia em Pelotas, relatos de outras pacientes que esperavam consulta ou exame preventivo chegaram até a sede do Instituto Buquê de Amor. A principal demanda é de usuárias do SUS, que veem suas consultas retardadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Caso de Lucy Anne Pereira, 54, que há mais de dois anos busca por uma consulta na UBS Leocádia, no Areal. Ela conta que é paciente oncológica e precisa fazer uma mamografia, porém não consegue atendimento. Sua irmã passa pela mesma situação. Há alguns anos ela notou um nódulo na mama, mas por falta de atendimento não sabe do que se trata. “Eu estou atrasada com a mamografia, não consigo médico no posto e já procurei o Centro de Especialidades para ver se eles me falam alguma coisa, mas não me dizem nada”, desabafa.

Ação

Pensando em auxiliar no atendimento dessa demanda, o IBA usou o mês de aniversário para agir: orientar quanto ao câncer de mama. Mulheres, de qualquer idade, com sintomas como dor na mama, caroço ou coloração diferente, além daquelas que já possuem o pedido de mamografia e estão à espera do SUS e que não contam com condições financeiras, têm a chance de receber o atendimento e ser encaminhadas aos exames necessários gratuitamente. No segundo caso, mulheres que consultaram e possuem uma requisição para o exame devem levá-la para que haja o encaminhamento. O documento não possui “prazo de validade”.

Para as consultas que acontecerão amanhã, as inscrições se encerram nesta quarta-feira. Para ser atendida na próxima quinta-feira, as inscrições estarão abertas de segunda (24) a quarta-feira (26), das 14h às 20h. Os documentos necessários são identidade e cartão do SUS e, caso haja, exames anteriores realizados pela paciente.

A ação faz parte de uma parceria entre o Instituto e os irmãos cirurgiões oncológicos Filipe e Rafael Kwiatkowski. Inicialmente será feita uma anamnese com questões que envolvem os sintomas apresentados. Dependendo da situação, a paciente será atendida pelo médico. Se for constatada necessidade de exames, como mamografia e ultrassonografia, haverá um encaminhamento para a Clincamp, que também é parceira da ação.

Números só crescem

De acordo levantamento feito pela Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de janeiro de 2020 a abril de 2021, 2.087 mulheres aguardavam a marcação do exame de mamografia em Pelotas. Por outro lado, a pasta afirma que não há fila de espera por atendimentos oncológicos na rede pública de saúde e que todas as consultas solicitadas estão sendo marcadas.

Em nota, ainda foi declarado que o município conta com cem mamografias mensais contratualizadas com a Beneficência Portuguesa e mais 20 com a Santa Casa. Contudo, há um quantitativo maior, mas que precisou ser reduzido em função da pandemia. Exemplo do Hospital Escola, que também ofertava o exame, porém teve que suspendê-lo em função de o local ser o mesmo utilizado por pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus.

Leia a Matéria Completa Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME