2f802fdc3cc9bfafded0a8a98373bca9

RELACIONAMENTO ABUSIVO E AMOR PRÓPRIO ESTÃO ENTRE OS TEMAS DO TEDX NO PARQUE INGÁ

Saiu no site GMC 

 

Veja publicação original:    RELACIONAMENTO ABUSIVO E AMOR PRÓPRIO ESTÃO ENTRE OS TEMAS DO TEDX

.

Aprender com o que o outro viveu e praticar a empatia frente a circunstâncias que são desconhecidas para nós mesmos. Essa é a proposta das palestras do TEDx Parque do Ingá.

.

Entre os assuntos abordados estarão os relacionamentos abusivos e o amor próprio, temas levantados pela youtuber Dora Figueuiredo e pelo escritor Guilherme Pintto. Falando sobre autoestima e relacionamentos tóxicos, eles querem derrubar conceitos e crenças de desvalorização e desqualificação que ainda vigoram e expor que é possível se libertar.

.

Levantar essas questões é necessário. Segundo levantamento da ONU, três a cada cinco mulheres são vítimas de um relacionamento abusivo ao longo da vida. A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) recebe anualmente mais de um milhão de denúncias em todo o País e cerca de 65% dos casos de violência física, psicológica e sexual relatados foram praticados por companheiros. Isso sem falar nas milhares de vítimas que recorrem a grupos de apoio nas redes sociais para desabafar e tentar encontrar uma saída.

.

Em seu canal no YouTube, com mais de um milhão de inscrito, Dora Figueiredo fala sobre empoderamento feminino, sexualidade e amor próprio. Há alguns meses outra temática ganhou espaço: os relacionamentos abusivos. Dora levantou o assunto depois de relatar situações vividas por ela mesma e o impacto que tais abusos tiveram sobre sua própria vida. A partir daí, deu voz a outras pessoas que passaram pela mesma situação.

.

O escritor Guilherme Pintto, autor do best-seller “Seja o amor da sua vida” e de “O óbvio também precisa ser dito”, foi eleito como o 2º melhor cronista no concurso literário nacional Felippe D’Oliveira, em Santa Maria. Em suas redes sociais, com mais de um milhão de seguidores, ele propaga a importância do amor-próprio. Para alguns, olhar a si próprio com apreço e carinho pode ser uma grande barreira – e a falta do amor próprio torna a saída de situações de abuso ainda mais difícil. A ideia é que falar sobre o tema ajude a abrir o assunto para quem vive e para quem testemunha situações assim.

.

.

Sobre o evento

.

O TEDx Parque do Ingá será no dia 25 de outubro, às 19 horas, no auditório do CREA-PR, com o tema “A Outra Realidade”. O evento é credenciado ao aclamado TED, uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, destinadas à disseminação de ideias. Personalidades que quebram barreiras e são referências em suas áreas de atuação foram convidadas para compartilhar suas experiências. Serão 12 “speakers”, seis deles de Maringá e região.

.

Entre os participantes também estão a famosa ativista das causas animais Luisa Mell, a consultora e palestrante nas áreas marketing digital, inovação e educação Martha Gabriel, o biólogo, professor de ensino fundamental e fotógrafo Pedro Ambrósio, que faz um belo trabalho de educação ambiental com crianças; e a cantora e atriz Uyara Torrente, que há 10 anos está à frente d’A Banda Mais Bonita da Cidade, além da modelo, apresentadora e atleta Daniella Cicarelli.

.

Representando Maringá os palestrantes serão a jornalista e radialista Jany Lima; a ativista LGBTTQ+ e primeira travesti a adquirir o título de mestre na cidade de Maringá, Lua Lamberti, o psicólogo, professor e escritor Paulo Navasconi; A fundadora da rede de apoio ao empreendedorismo materno “Mães do Ingá” Mariana Tait; a advogada tributarista e empreendedora Paula Lima Monteiro; e Rodrigo Palhano, fundador da TecnoSpeed, empresa referência em tecnologia na cidade.

.

Os perfis completos dos palestrantes estão disponíveis no site do evento. Os convites são limitados e já estão à venda pelo site.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.


Compartilhe nas suas redes sociais!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.