MPPI

Ministério Público do Piauí é premiado com projeto “A Lei Maria da Penha nas Escolas”

Saiu no site DIÁRIO PIAUÍ

 

Veja publicação original:   Ministério Público do Piauí é premiado com projeto “A Lei Maria da Penha nas Escolas”

.

O projeto “A Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos”, idealizado e coordenado pelo Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), do Ministério Público do Estado do Piauí, conquistou a terceira colocação nesta edição do Prêmio CNMP. Em solenidade realizada na manhã de hoje (22), em Brasília (DF), o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), conselheiro Sebastião Caixeta, anunciou o resultado final.

.

O propósito do Prêmio CNMP é dar visibilidade às iniciativas do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP. O prêmio abrange nove categorias, sendo que três projetos foram classificados em cada uma delas.

.

Selecionado entre os finalistas na categoria “Indução de Políticas Públicas”, o “Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos” já alcançou mais de 10 mil estudantes. O projeto fomenta o protagonismo juvenil no enfrentamento à violência contra a mulher. Na primeira etapa de execução de cada ciclo, o escopo é apresentado aos educadores. Em seguida, são realizadas discussões da temática pelos corpos docente e discente em sala de aula, para então os estudantes multiplicarem conhecimentos sobre a matéria junto à sociedade. Assim, viabiliza-se a inovação da metodologia de ensino-aprendizagem na promoção da igualdade de gênero. O projeto é gerido pelo promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Teresina, e pela psicóloga Cynara Veras, servidora do MPPI. A execução e o monitoramento são realizados em parceria com a Gerência de Inclusão e Diversidade da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

.

A entrega do Prêmio CNMP 2019 integrou a programação do X Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, que se estenderá até hoje (23). Uma comitiva do MPPI, constituída por membros e servidores, está participando das atividades. A procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura, recebeu o troféu das mãos dos conselheiros nacionais Silvio Amorim e Marcelo Weitzel. A secretária-geral do CNMP, Cristina Melo, representou a presidente do CNMP e procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

.

Acompanhando a procuradora-geral de Justiça do Piauí, também subiram ao palco os promotores de Justiça Leonardo Rodrigues (subprocurador-geral administrativo), Flávia Gomes Cordeiro (coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania) e Débora Geane Aguiar Aragão (coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

.

“Em nosso Ministério Público, temos fomentado uma cultura de valorização da gestão por projetos, focalizando a boa estruturação do planejamento para a obtenção de resultados mais efetivos, com o objetivo principal de promover a transformação social. É uma grande alegria receber este prêmio, pois ele é o reconhecimento de que estamos trilhando o caminho certo. O MPPI pretende, cada vez mais, difundir, idealizar e replicar boas práticas. Além de estarmos trabalhando pelos direitos humanos das mulheres, buscamos nos aprimorar em todas as áreas vitais para a promoção da cidadania, sempre no intuito de prestar um serviço de excelência à população”, declarou Carmelina Moura.

.

Nesta edição, 1.034 projetos, oriundos de todas as unidades do MP brasileiro, concorreram nas nove categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais, Transformação Social, Indução de Políticas Públicas, Redução da Criminalidade, Redução da Corrupção, Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Compartilhe nas suas redes sociais!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.