jornal hoje

Jornal Hoje (Rede Globo) 11/11/15 – Lançamento campanha ONU Mulheres e Globo

Feliz em participar do lançamento dessa campanha e de falar sobre o Mapa da Violência.

“Mais da metade dos assassinatos de mulheres acontecem dentro de casa”.

Treze mulheres são assassinadas por dia no Brasil. E o pior: mais da metade desses crimes aconteceu dentro de casa e por alguém conhecido, alguém da própria família. A Globo junto com a ONU Mulheres começa uma campanha para ajudar a reduzir esses números e incentivar a denúncia.

Regina Edith só tinha 27 anos quando foi morta. O principal suspeito? O ex-marido Pedro Pucci Schauman. Regina sempre aparecia com manchas roxas pelo corpo e chegou a denunciar o ex-marido para a polícia. O crime foi há quase 20 anos em Fortaleza. Pedro foi condenado, mas recorreu e até hoje não saiu uma decisão. “A possibilidade é que isso dure pelo menos mais cinco, seis anos, ou seja, reforçando esse sentimento de impunidade em relação ao ato, em torno de um crime”, lamenta o irmão de Regina, Laércio Noronha.

Em 2013, mais de 4.700 mulheres foram assassinadas no Brasil.

As mulheres estão mais informadas, muitas tomaram coragem para denunciar, mas muitas continuam com medo. Maridos e ex-parceiros são responsáveis por um em cada três assassinatos de mulheres.

“Nós temos os homens de uma sociedade machista que não se conformam com a conquista dos direitos da mulher, então há uma sensação de perda de poder, de perda de controle, que se transforma em um ódio contra as mulheres, que deixa marcas irreparáveis na alma e no corpo dessa mulher”, analisa a promotora de justiça Gabriela Mansur.

 

Assista toda a matéria do Jornal Hoje através do link: http://globoplay.globo.com/v/4601463/

Compartilhe nas suas redes sociais!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.