00030521_64333_orig-338230

Dois em cada dez homicídios em São José são feminicídios

Saiu no site O VALE

 

Veja publicação original: Dois em cada dez homicídios em São José são feminicídios

.

Perfil das vítimas mostra que maioria tinha de 30 a 40 anos, morava na zona leste e foi vítima de companheiro, esposo ou namorado

.

Por Thais Perez

.

Dois a cada dez homicídios em São José dos Campos durante o ano de 2018 foram feminicídios (quando a vítima é morta pelo companheiro por razão de ser mulher).

.

A cidade fechou o ano passado com oito vítimas de homicídios dessa natureza. O feminicídio foi o segundo fator que mais motivou homicídios em São José, sendo o primeiro desavenças pessoais, com 11 casos no total.

.

De acordo com levantamento feito pelo OVALE através de informações de Boletins de Ocorrência, a maioria das vítimas foi morta dentro de casa, no período da tarde.

.

As vítimas tinham em sua maioria de 30 a 40 anos e moravam na zona leste da cidade, onde também foram vítimas do crime. A maioria das mulheres eram brancas e foram vítimas de seus companheiros, esposos ou namorados.

.

Objetos caseiros, como facas, machados ou pedaços de pau foram as armas mais comuns utilizadas nos crimes. No total, cinco vítimas foram mortas dessa maneira e todas elas foram encontradas com sinais de violência extrema. Três das mortes foram causadas por tiros de arma de fogo.

.

“Temos que ressaltar a importância da mulher que está sendo vítima de um relacionamento abusivo ir até a Delegacia da Mulher, relatar todo o fato. Elas podem conseguir medidas protetivas”, afirmou o delegado Neimar Camargo, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São José.

.

.

Maioria das vítimas não registrou Boletim de Ocorrência contra autores

.

Pelo menos cinco vítimas de feminicídio em São José dos Campos no ano passado não registraram Boletim de Ocorrência contra o companheiro antes do homicídio. Contudo, na maioria dos casos, as mulheres já haviam relatado para testemunhas que seus esposos ou namorados tinham comportamento violento durante a relação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Compartilhe nas suas redes sociais!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.