Notícias

Wally Funk, a astronauta de 82 anos que vai ao espaço após 60 anos de espera

Direitos da Mulher, Notícias, Notícias - 20 de julho de 2021

Tempo de leitura: 2min

Saiu no G1

Leia a Publicação Original

 

Um capítulo da história da conquista do espaço pela humanidade deve ser escrito na terça-feira (20/7). Se tudo correr como planejado, Mary Wallace “Wally” Funk se tornará a astronauta mais velha do mundo, aos 82 anos.

Ela será lançada ao espaço junto com o homem mais rico do planeta, Jeff Bezos, o irmão dele e Oliver Daemen, de 18 anos.

Para Funk, que se formou em pilotagem, o voo pela empresa espacial de Bezos, a Blue Origin, é uma recompensa por uma vida inteira de trabalho — e algo pelo qual ela teve que esperar seis décadas.

Pioneira

“Queria estar nos céus”, disse Funk à BBC há dois anos, sobre sua paixão por voar.

Ela sempre foi uma pioneira — aos 82 anos, já fez história várias vezes.

Funk foi a primeira mulher investigadora de segurança aérea para o Conselho Nacional de Segurança de Transporte dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) e a primeira a ser inspetora da Administração Federal de Aviação (FAA) daquele país.

Ela acumulou 19,6 mil horas de voo — e ensinou cerca de 3 mil outras pessoas a voar.

Antes que ela obtenha outro marco, a tripulação de quatro civis passará por dois dias de treinamento antes da decolagem na terça-feira.

Isso não será novidade para ela. No alvorecer da exploração espacial na década de 1960, Funk, então com 20 anos, treinou duro, passando por rigorosos testes médicos e físicos junto com outras 12 mulheres — mais conhecidas como Mercúrio 13. Elas fizeram o mesmo treinamento que os astronautas homens da época.

“Todos os testes eram inacreditáveis. Eles me amarraram em uma cadeira e injetaram água fria a uma temperatura de 10°C em um ouvido. Você enlouquece, não consegue se controlar. Aí eles te tiram da sala e, depois de uma hora, fazem isso no outro”, ela lembrou em uma entrevista à BBC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *