HOME

Home

Violência contra a mulher: comunidade recebe orientações

Saiu no site RÁDIO CHAPECÓ

 

O Programa “Mulher, Viver sem Violência” chega a Chapecó nesta sexta-feira (7). O Ônibus Lilás que percorre cidades do Estado estará à disposição da comunidade, a partir das 10h, no Centro de Convivência do distrito de Marechal Bromann.

O veículo é equipado para prestar orientações sobre os direitos da mulher e violência doméstica e para divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. Ele tem salas com divisórias para garantir um atendimento privativo e humanizado.

A atividade é promovida pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), com apoio da Administração Municipal, em parceria com empresas e instituições. Em Chapecó, serão parceiros da atividade: a Defensoria Pública, com advogados para orientação às mulheres; equipe da Assistência Social para realização do Cadastro Único; equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social, para divulgação dos trabalhos realizados pela equipe e ainda atendimento, avaliação e acompanhamento das mulheres; equipe de saúde para realização de testes rápidos, verificação de pressão arterial, orientações sobre DST, Aids e demais temas que envolvem a saúde da mulher; GAPA – Grupo de Apoio e Prevenção à Aids com palestras de orientação; Delegacia da Mulher com os delegados e equipe para orientar e ajudar as mulheres vítimas ou não de violência. Além dos atendimentos e orientações especializados e voltados à mulher, haverá palestras, corte de cabelo e apresentações artísticas e culturais.

Participação na Rádio Chapecó

Organizadores estiveram na emissora na manhã de quarta-feira, divulgando os serviços disponibilizados. Participaram do programa Chapecó Notícias, a secretária municipal de assistência social, Ulda Baldissera, a gerente de proteção especial da Secretaria de Assistência Social de Chapecó, Jeanice Baez, e o gerente regional de políticas sociais da ADR Chapecó, Paulo Roberto Monauar.

 

 

O município de Chapecó tem estrutura permanente, que presta atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade. Destaca-se os Creas. Atualmente, 107 mulheres são atendidas nas unidades.

No CREAS I – Centro de Referência Especializado em Assistência Social estão em atendimento 27 mulheres vítimas de violência, que envolvem os CRAS EFAPI, CRAS CEU, CRAS Seminário e CRAS Marechal Bormann.

No CREAS II estão em atendimento 80 mulheres vítimas de violência dos CRAS Cristo Rei, CRAS Lider e CRAS São Pedro.

Já a Casa Abrigo da Mulher é direcionada para atender mulheres vítimas de violência. Tem como área de abrangência o Município de Chapecó e visa garantir um espaço físico as mulheres e seus dependentes de proteção, informação e orientação mantendo a integridade física e psicológica das mulheres, encaminhadas pela Delegacia. Na Casa Abrigo da Mulher estão em atendimento 34 mulheres abrigadas e 57 crianças de janeiro a junho de 2017.

 

Veja publicação completa: Violência contra a mulher: comunidade recebe orientações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME