HOME

Home

‘Trampo’: Seis em cada dez desempregados são mulheres

Saiu no site G1

 

Veja publicação original:  ‘Trampo’: Seis em cada dez desempregados são mulheres

.

Para inspirar uns dos grupos com mais dificuldade para encontrar emprego, Bom Dia SP contou histórias de mulheres bem-sucedidas.

.

No universo de mais de 13 milhões de desempregados no país, as mulheres são uma das que mais sofrem com o fechamento de vagas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis em cada dez desempregados são do sexo feminino.

.

Para inspirar as profissionais que buscam uma carreira de sucesso, o Bom Dia SP conheceu a história de mulheres que são referência nos seus negócios. A empresária Cleusa Maria da Silva, dona da rede Sodiê, mostra que a persistência é um caminho. A mulher, que cresceu no interior, chegou a trabalhar como boia-fria, mas não se conformava em ter o mesmo ofício que a avó e a mãe tinham na roça.

.

“Um dia tive a oportunidade de ir pra São Paulo. Passei dois anos trabalhando de empregada doméstica. E, de empregada doméstica, eu percebi que tinha que estudar. Estudei durante dois anos e, quando eu já tinha condições de entrar numa empresa, eu voltei para o interior para morar com a minha mãe e recomeçar a minha vida”, afirma.

.

Ao voltar para a cidade natal, Cleusa trabalhou como recepcionista e, para ajudar uma ex-chefe, entrou na produção de bolos. “Meu primeiro bolo foi logo de 35 kg. Foi para fazer um favor para minha patroa. Ela chegou no outro dia com uma batedeira e me entregou uma missão: que eu deveria dar continuidade a um trabalho que ela já fazia” recorda.

.

.

Cleusa tem uma franquia com mais de 312 lojas especializadas na produção e venda de bolos — Foto: Reprodução/TV GloboCleusa tem uma franquia com mais de 312 lojas especializadas na produção e venda de bolos — Foto: Reprodução/TV Globo

.

A missão era assumir a entrega dos bolos da antiga patroa, que tinha arrumado outro emprego. Foram dois anos realizando os dois serviços até que Cleusa abriu sua primeira loja, que tinha 20 metros quadrados. “Mal cabia eu e meus bolos, mas lá eu fiquei cinco anos trabalhando. Eu mesma assava os bolos, montava e vendia”.

.

A virada no negócio veio quando um cliente, cansado de buscar os bolos no interior, pediu que ela abrisse uma loja na capital paulista. Cleusa decidiu seguir o pedido e mergulhou no mundo das franquias. Hoje, são 312 lojas no Brasil e uma loja nos Estados Unidos está nos planos.

.

“Todos os dias eu digo para as mulheres que estão próximas de mim: nós temos uma força enorme, nós somos capazes de vencer sozinhas ou acompanhada, somos capazes de criar nossos filhos e ser diretora de uma grande empresa, não importa, o que importa é que nós temos força e temos que acreditar”, aconselha a empresária.

.

.

Medo e coragem

.

Ana Paula Assis, presidente da IBM na América Latina, é outro exemplo. Ela afirma que, no começo, tinha receio em enviar currículos.

.

“Eu não quis mandar meu currículo para o programa de estágio, eu achava que não era para mim aquela oportunidade”, relembra.

.

A executiva diz que nunca quis ter o próprio negócio, Ana Paula sempre se encantou com a possibilidade de entrar numa multinacional. E se hoje circula pelos corredores da empresa como a presidente foi porque, quando viu a vaga que daria a virada na carreira dela, foi clara e disse o que queria.

.

“Isso foi fundamental porque a maioria das pessoas pensam que as mulheres não querem avançar na carreira. Acho muito importante que ela seja muito objetiva e clara com relação ao que elas querem”, explica.

.

Para estimular a presença de mulheres na empresa, Ana Paula criou meta para os executivos da empresa.

.

“Eu coloquei para cada um dos executivos como objetivo, atrelado ao bônus de participação deles, o aumento de presença feminina na liderança de suas organizações. Isso deu resultado. Ano passado, a gente já expandiu a nossa participação e esse ano espero que a gente termine o ano com o resultado ainda melhor” afirma a presidente da IBM na América Latina.

.

.

Cleusa e Ana Paula são mulheres que arriscaram e tiveram sucesso — Foto: Reprodução/TV GloboCleusa e Ana Paula são mulheres que arriscaram e tiveram sucesso — Foto: Reprodução/TV Globo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME