HOME

Home

Rede Feminista de Juristas (DeFEMde) abre inbox do Facebook para dar assistência gratuita às mulheres

Saiu no site INSTITUTO GELEDÉS:

 

Veja publicação original: Rede Feminista de Juristas (DeFEMde) abre inbox do Facebook para dar assistência gratuita às mulheres

.

Por Tais Oliveira

.

Segundo publicação recente do Atlas da Violência, em 2016 foram registrados 4.645 assassinatos de mulheres, o que representa uma taxa de 4,5 homicídios para cada 100 mil brasileiras. Quando os dados são analisados a partir da variável raça/cor, a taxa de homicídio é maior entre as mulheres negras. Em relação a 2006, a cada 100 mil mulheres negras houve um aumento de 15,4% de assassinatos, enquanto que entre as não negras houve queda de 8% no período. Muitas dessas mortes derivam de outras violências, como violência psicológica, patrimonial, física ou sexual que poderiam ser evitadas.

.

Para impedir consequências tão extremas, diversas comunidades de apoio são formadas. Entre elas, a Rede Feminista de Juristas – mais conhecida como DeFEMde. Neste mês Rede completa dois anos é formada por diversas mulheres que atuam profissionalmente no campo do Direito ou em áreas que estão relacionadas ao sistema jurídico, como Psicologia e Assistência Social.

.

O objetivo da iniciativa é criar condições para a defesa e garantia dos direitos das mulheres, sobretudo com ações como o recebimento de relatos e solicitação de assistência jurídica pelo Facebook.  Para Thayná Yaredy – uma das Advogadas da DeFEMde – “é de suma importância fortalecer as redes de apoio para mulheres que sofrem algum tipo de violência, sejam elas físicas, psicológicas ou morais. Por isso, a DeFEMde mantém Advogadas que orientam gratuitamente pedidos de mulheres em todo país”.

.

Segundo a Advogada, a página da Rede Feminista de Juristas recebe cerca de 50 solicitações por mês. A meta é que esse número se expanda para que a DeFEMde consiga auxiliar cada vez mais mulheres que necessitem de suporte jurídico.

.

Acesse a PÁGINA DO FACEBOOK

 

 

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME