HOME

Home

Quilombolas realizam live do Festival de Cultura Negra

Saiu no site REDE PARÁ

Veja a Publicação original. Com o intuito de reafirmar o empoderamento feminino, a cultura e a valoração da vida negra, oito comunidades quilombolas do município de Oriximiná, no Oeste do Pará, reúnem-se neste sábado (29) em live do I Festival de Cultura Negra. O evento será transmitido, às 18h30, diretamente da sede da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO) pelo canal do Youtube da Uirapuru Cultura e Comunicação. A iniciativa é uma realização do Projeto Circuito de Cultura, patrocinado pela Mineração Rio do Norte (MRN) via Lei de Incentivo à Cultura, e tem o apoio da ARQMO e Grupo de Mulheres Pretas e Quilombolas do Município de Oriximiná Dandaras.

O festival terá a participação das comunidades Boa Vista Trombetas, Boa Vista Cuminã, Serrinha, Moura, Curuçá, Jauari, Palhal e Jamari, que levarão aos internautas a mistura de ritmos, cores e sabores da cultura quilombola. Na parte musical, o repertório ficará por conta dos músicos Francisco Colé, Aurynha Souza e Madson Viana. Haverá também apresentações de dança pelo Grupo Dandaras, exposição de artesanato do barro com os motivos da cerâmica Konduri, mostra de biojoias feitas a partir das sementes, caroços e fibras naturais, exposição das iguarias das comunidades quilombolas, mostra das bonecas pretas, “Projeto de Incentivo à Entrada de Jovens Quilombolas na Universidade” e apresentação da Rainha do Festival.

“No ano passado, realizamos duas edições do festival, que é uma vitrine das ações que ocorrem nas comunidades. Este ano, retomamos as ações tendo que adaptá-las a este momento de pandemia. Então, nada melhor do que reunir todo mundo em uma live. Essa retomada é importante para a unidade e socialização dos artistas dessas comunidades, além de despertar neles o sentimento de que a gente continua trabalhando nesse importante projeto cultural. Esperamos nos conectar de uma forma bem intensa”, afirma Annieli Valério, produtora do Circuito de Cultura, em Oriximiná.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME