HOME

Home

Projeto visa a criação e salas de acolhimento para mulheres em situação de violência

Saiu no site CBN

 

Veja publicação original:   Projeto visa a criação e salas de acolhimento para mulheres em situação de violência

.

Projeto de lei, em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pretende instalar nas delegacias uma sala de acolhimento às mulheres em situação de violência.

.

De acordo com a deputada Luciana Rafagnin (PT), autora do projeto, a iniciativa vem atender uma necessidade presente no Estado, já que nem todos os municípios possuem Delegacia da Mulher.

.

.

Em todo o Paraná, existem 389 delegacias de polícia e 20 delegacias especializadas no atendimento às mulheres em situação de violência, que são as delegacias da mulher.

.

A autora acolheu um pedido para formatação da matéria, após visita a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, inaugurada em 2016 e que desde então já prestou quase 30 mil atendimentos de mulheres que sofreram violência na capital e em municípios da Região Metropolitana.

.

Na justificativa do projeto, Luciana Rafagnin explica ainda que não sendo possível levar a Casa da Mulher Brasileira a todos os municípios paranaenses, busca-se ao menos humanizar o atendimento nos espaços já existentes.

.

Segundo o Atlas da Violência de 2018, o Paraná aparece como o primeiro estado brasileiro em crescimento acima de 40% nos registros de feminicídios. Desde a sanção da Lei do Feminicídio, em março de 2015 até março de 2019, já foram enviados ao Ministério Público do Paraná 641 inquéritos policiais referentes a esse crime qualificado e 551 desses inquéritos resultaram em processos judiciais contra os agressores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Repórter Vanessa Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME