HOME

Home

Projeto viaja o Brasil para incentivar garotas a se tornarem cientistas

Saiu no site GALILEU

 

Veja publicação original:    Projeto viaja o Brasil para incentivar garotas a se tornarem cientistas

.

Carretas do projeto “Eu Consigo” levam filmes e peças teatrais em que personagens discutem com crianças sobre temas ligados à igualdade de gênero

.

Com o objetivo de inspirar meninas a se interessarem por tecnologia e ciência desde a infância, a Uber lançou o projeto “Eu Consigo”, que conta com duas carretas que viajarão por diversas cidades brasileiras levando para as crianças atividades de cinema, teatro e discussões ligadas à igualdade de gênero, autoestima e liderança.

.

A ação é desenvolvida em parceria com a Code.org, organização que se dedica a expandir o acesso à ciência da computação em escolas, com o programa de educação e capacitação Força Meninas.

.

Uma das carretas conta com uma tela de cinema, onde cabem 35 crianças. A outra, bem maior, transforma-se em um palco com uma plateia que pode receber cerca de 300 pessoas. As atividades desenvolvidas nos veículos são todas gratuitas e o foco é para meninas de 6 a 10 anos. Meninos também podem participar, já que o intuito do projeto é ensinar sobre igualdade de gênero.

.

Em entrevista à GALILEU,  Deborah De Mari, fundadora do Força Meninas, contou que a faixa etária para a realização do projeto (de 6 a 10 anos) se baseou em um estudo publicado na Revista Science  mostrando que as meninas começam a “questionar a própria inteligência a partir dos 6 anos”, quando elas “passam a notar mais as desigualdades de gênero”.

.

“Entendemos que essa fase é crucial para despertar o interesse na criança e desconstruir estereótipos que levem essa menina lá na frente a desistir de uma carreira em ciência da computação ou em uma área de exatas”, conta De Mari.

.

.

Carreta do projeto "Eu Consigo" traz filmes e peças de teatro para crianças sobre questões como autoestima e feminismo  (Foto: Divulgação)

.

Para o projeto “Eu Consigo”, a Força Meninas, junto com o Code.org selecionaram ainda lições para educadores, um material que conta com mais de 20 tutoriais que serão disponibilizados online, sobre pensamento lógico e criatividade, que podem ser aplicados para turmas do 2º ao 5º ano. As atividades podem ser feitas online ou na sala de aula, com papel e caneta.

.

O projeto é ainda formado pelas caravanas Teatro Móvel e Conexão Cultural, iniciativas da Magma Produções com apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de incentivo à Cultura, com patrocínio da Uber.

.

.

Caravana da Uber vira palco para apresentar peças teatrais nas quais personagens são cientistas mulheres, que conversam com as crianças.  (Foto: Divulgação)

.

Peças de teatro e filmes mostrarão, de forma imersiva, a trajetória de mulheres notáveis na Ciência. Elas estarão “presentes” — na forma de personagens nas apresentações — e realizarão apresentações para as crianças. Entre as personalidades, será representada a física Katherine Johnson (presente no filme Estrelas Além do Tempo) e a cientista Margaret Hamilton, figuras fundamentais para missões espaciais da NASA.

.

“A Uber quer contribuir em alguma medida para reduzir a falta de mulheres na tecnologia e ajudar nossas meninas a estarem preparadas desde cedo para as mudanças que ainda estão por vir por meio da tecnologia”, afirma Adriana Gomes, diretora de Marketing da Uber Brasil.

.

Confira abaixo a agenda completa do “Eu Consigo”:

.

João Pessoa – 21 a 24 de maio
São Paulo – 21 a 23 de maio
Natal – 28 a 31 de maio
Campinas – 28 a 30 de maio
Fortaleza – 04 a 07 de junho
Rio de Janeiro – 04 a 06 de junho
Teresina – 11 a 14 de junho
Vitória – 11 a 13 de junho
São Luís – 18 a 21 de junho
Belo Horizonte – 18 a 20 de junho
Belém – 25 a 28 de junho
Brasília – 25 a 27 de junho
Manaus – 13 a 16 de agosto
Cuiabá – 27 a 30 de Agosto

.

Mais informações no site da Uber.

.

.

Lugar de mulher é na Ciência (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

..

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME