HOME

Home

Prefeitura promove ações sobre luta contra violência à mulher

Saiu no site NSC TOTAL

 

Veja publicação original: Prefeitura promove ações sobre luta contra violência à mulher

.

No dia 10 de Outubro de 1980, um movimento protestou contra o aumento nos crimes contra mulheres em todo o país

.

Será realizado durante toda esta quarta-feira (10), em Goiânia, ações para lembrar o Dia Nacional de Luta contra Violência à Mulher. Promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM) o ponto de partida será às 8h na Praça do Bandeirante, onde serão distribuídos cartilhas e materiais educativos de prevenção, acolhimento, auxílio e formas de denunciar agressores.

.

Outros lugares serão visitados, como faculdades e locais de grande concentração de pessoas, como o aeroporto e rodoviária de Goiânia. Em postos de saúde e Cais da Capital, escolas municipais e terminais de ônibus também serão entregues materiais. Os ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RedeMob) irão expor nos displays dos ônibus frase: Diga não à violência à mulher. Ligue 180 ou 197.

.

As atividades contam ainda com o apoio e integração de diversos órgãos da Prefeitura, como o Coletivo de Mulheres da Companhia de Urbanização (Comurg), da Agência de Turismo e Lazer (Agetul), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre outras.

.

A secretária da mulher, Ana Carolina de Souza Almeida, ressalta que é preciso conscientizar a população sobre os tipos de violência e como prevení-los, além de mostrar formas de combatê-los, evitando o aumento do femicídio. “A delegacia de homicídios nos repassou que só até agosto tivemos nove feminicídios cometidos em Goiânia”, comenta.

.

Ana Carolina ressalta que os mecanismos legais, como a Lei Maria da Penha, são importantes para o enfrentamento aos abusos violentos e que a Secretaria da Mulher tem procurado ampliar o atendimento e acolhimento às vitimas, com orientação, proteção jurídica e acompanhamento psicológico, independente do tipo de violência a que foram acometidas.

.

“A Secretaria conta com o Centro de Referência Cora Coralina e a Casa Abrigo, que tem atendimento psicológico e jurídico, além da parceria com a Faculdade de Tecnologia do Senac para oferecer cursos de qualificação profissional”, destaca.

.

.

10 de Outubro

.

Instituída em 1980, em homenagem ao movimento de mulheres que ocuparam no dia 10 de Outubro do mesmo ano, as escadarias do Teatro Municipal para protestar contra o aumento nos crimes contra mulheres em todo o país. 38 anos depois, o número de casos de violência aumentou, sejam de várias origens, física, moral,  psicológica, doméstica, sexual, entre outras.

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME