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Por que é tão difícil parceria entre mulheres?

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:

 

Veja publicação original:    Por que é tão difícil parceria entre mulheres?

 

Em sua nova coluna, Suzana Pires fala sobre a importância da sororidade no trabalho

 

Tenho certeza que a maioria de vocês já ouviu ou já falou a seguinte frase: prefiro trabalhar com homem do que com mulher. Se você continua o assunto, diz ou ouve a seguinte explicação: homens são mais objetivos, não levam as coisas para o lado pessoal e competem menos. Cara leitora, não adianta pensar com seus botões: eu não penso assim…porque você pensa, sim. Em grau maior ou menor, mas tanto você quanto eu e todas nós, estamos caindo nessa armadilha de pensamento, ação e de compreensão de diferenças, causando um transtorno enorme para cada uma de nós, DONA DE SI: a solidão profissional.

Um dos maiores pedidos de palestra/experiência DONA DE SI que estou sendo solicitada para fazer nas empresas leva este ponto em consideração: a falta de união entre mulheres. Farei várias dinâmicas sobre esse tema em empresas, mas gostaria de começar a reflexão por aqui, pelo lugar onde DONA DE SI nasceu. Vamos lá! Lembra de uma coluna em que escrevi sobre os efeitos graves do nosso DNA HISTÓRICO? O quanto, durante todos esses milhões de anos, fomos encaixotadas por uma sociedade patriarcal, o quanto foi fundamental para esta sociedade a criação de um clima de competição entre as mulheres para que nós ficássemos vivendo, eternamente, na fraqueza da desunião? Somado a isso, o pior: não fomos exercitadas a ter poder sobre nossas vidas, chegando aos dias de hoje com sérios problemas em domar toda essa potência. Hoje estamos vivendo a primavera feminina e não há mais tempo hábil na história do mundo para continuarmos a nos sabotar, umas às outras!
Apenas: PAREM! Apenas: NOT! Apenas: CHEGA!

Se não tomarmos cuidado, exercitarmos o repensar de nossas atitudes COMPETITIVAS, se não formos PARCEIRAS toda esta primavera feminina não valerá de nada. Podem ter certeza que o tal do nosso empoderamento irá pelo ralo! É urgente que você, EMPREENDEDORA DE SI MESMA, que trabalhe numa empresa ou que seja dona do seu próprio negócio, apenas PARE DE CRITICAR a colega ao seu lado! Pare de JULGAR as outras mulheres pelo simples fato de que seu santo não cruzou com o dela ou que você não sentiu uma energia boa. Parem com isso, por favor.

 

 

Primeiro, vamos entender, novamente, o que significa a palavra COMPETIR. Competir não é lutar contra, como nos foi ensinado.

 

 

COMPETIR quer dizer: PEDIR JUNTO COM.

Portanto, aquela fulana da sua empresa que não passa informação e que gera mal estar para poder sair na frente da corrida, está equivocada, coitada! Precisando, urgentemente, levar um toque objetivo de quem tiver paciência e coragem de falar para ela que não tá bacana. O famoso: para que tá feio, amiga. Quem age assim não sabe o que é PARCERIA DE TRABALHO.

Ser parceira de trabalho de outra mulher não quer dizer ser amiguinha! Não há a menor necessidade de você saber detalhes sobre a vida pessoal da sua parceira e vice-versa. Aliás, é melhor que isso não seja colocado na mesa: tanto você quanto ela possuem amizades de infância, melhores amigas, irmãs e não estão precisando de ombro amigo, mas de força de ação para conquistar o mesmo objetivo. Lembrando que cada uma tem seu PROPÓSITO, o que, geralmente, é da seara da intimidade e não precisa ser falado. Nós, mulheres latinas, fomos educadas acreditando que quanto mais soubéssemos da vida pessoal de outra pessoa, mais conheceríamos seu caráter e esta é uma crença antiga e obsoleta! CARÁTER PROFISSIONAL é muito mais fácil de identificar, cara leitora, e não tem nada a ver com escolhas pessoais. Insistindo em ser amiguinha da sua parceira profissional você não estará facilitando seu trabalho, mas dificultando a objetividade tão necessária para a vitória.

 

 

CARÁTER PROFISSIONAL é identificado com objetividade: um combinado de tarefas foi feito com uma data limite para a entrega. Caso algo não seja entregue, ou você ou sua parceira precisam explicar o motivo; quais as dificuldades que está tendo e pedir colaboração para finalizar da melhor maneira. Não precisa contar que o marido tem uma amante ou que sua namorada está ficando com outra, ou que você se descobriu um trans-homem! Basta explicar que está tendo dificuldade e solicitar colaboração. Se sua parceira de trabalho, simplesmente, não solicitar colaboração para finalizar e causar o famoso diz-que-me-diz para tirar a própria responsabilidade da tarefa, acenda sua luz amarela: possivelmente, essa pessoa não tem caráter profissional. O que sugiro é que você faça um teste e tire logo da sua frente qualquer desconfiança. Um bom caminho é testar até que ponto aquela pessoa sabe guardar INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS, sendo esta uma das maiores características positivas do CARATER PROFISSIONAL de alguém. (Veja bem, não é compartilhar segredinho da sua vida, mas algo sobre o trabalho!)

Todas nós sabemos que um projeto anda em etapas, datas de entrega destas etapas para então entrar na etapa seguinte, até conquistar o objetivo final. Tudo isso com um bom planejamento, feito no início, que preveja os acasos. Se sua parceira começar a ensaboar suas entregas já na primeira etapa, analise de perto o motivo objetivo das falhas e decida imediatamente se vai continuar aquela parceria ou não. Planejamento é o combustível do alinhamento entre vocês e a sinceridade é o combustível da parceria, portanto SER HONESTA deve ser a primeira regra para que vocês sigam juntas.

Suzana Pires na palestra/experiência DONA DE SI (Foto: Arquivo pessoal)

A roupa que sua parceria usa – se é colada no corpo, minissaia – se ela usa batom, ou não, se ela ri alto ou baixo, se é branca, ou negra, indígena, magra, gorda, alta, baixa, heterossexual, homossexual – NÃO IMPORTA! O que importa é a qualidade do planejamento, do compromisso, da honestidade e da entrega da parceria entre vocês. E preste atenção: parceria é ENTRE pessoas, portanto a inter-afinidade profissional e a complementariedade de funções e conhecimentos é imprescindível. Além disso, o equilíbrio: dividam as suas funções, que é o que vocês gostam de fazer, mas dividam também a parte chata (que sempre tem) e façam deste combinado algo harmônico e vencedor.

Caso a sua parceria de trabalho seja também a sua grande amiga, aí pode ser mais complicado, mas nem por isso impossível. O ponto de atenção numa parceria de trabalho entre grandes amigas é o lado pessoal, a ciumeira, as críticas e a intimidade. Usualmente, o ajuste profissional entre amigas é mais fino, gerando uma infinidade de críticas desnecessárias, unicamente, porque você a conhece na intimidade, sabe das loucuras dela e ela das suas e isso é um prato cheio para irritações absolutamente nada a ver com o trabalho. São parcerias que tendem a transformar a terra em lama, porque muita “água emocional” pode amolecer o terreno. Demoras em responder e-mails ou mensagens, frases mais objetivas, problemas pessoais bobos, tudo pode ser transformado em algo grave. Mas, fique atenta: nada disso é grave para o negócio e, desculpem, mas neste momento o que importa é o progresso do trabalho de vocês e não a “conta corrente” dos aborrecimentos das “melhores amiguinhas”, ok?

No quesito pessoalidade, sugiro que a gente observe um pouco a relação masculina. Eles são campeões em separar o joio do trigo. Não, nós não queremos nos transformar em mulheres-que-agem-como-os-homens, mas precisamos sair da nossa dimensão pessoal com o mundo e atingir um mínimo de objetividade. E observá-los pode ser interessante.

 

 

Semana passada, antes do Carnaval, fiz a palestra/experiência DONA DE SI numa empresa e na dinâmica em equipe acabei formando grupos entre mulheres que “não se bicavam” ou que “nem se conheciam direito” e todas elas conseguiram criar coisas incríveis, juntas, em apenas seis minutos! Elas estavam dentro de um ambiente que a objetividade prevalecia, existia uma pessoa no comando da atividade que dividiu os grupos (no caso, euzinha) e o foco era a ENTREGA DA TAREFA. Bingo! Elas conseguiram se libertar das pessoalidades e entregaram soluções excelentes para o problema apresentado. O RH, agradece.

Cara DONA DE SI, pense e repense sua atitude com relação as suas colegas de trabalho. Você é inteligente e perspicaz o suficiente para saber, através de fatos comprovados, quem tem caráter pessoal e quem não tem. Acione o caráter profissional das mulheres a sua volta e as chame para a parceria, para a UNIÃO. Não perca tempo! Seja objetiva e profissional com aquela colega que você considera tão diferente de você, se abra para uma parceria positiva de negócios e tenha excelentes resultados.

 

 

A troca entre mulheres profissionais gera grandes entregas para o mundo; enquanto que a troca entre mulheres amiguinhas, gera grandes fofocas para o mundo!

Se aprumem, guerreiras!

 

 

Sororidade sempre.
Beijos.
Suzi Pires.

 

 

 

 

 

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