HOME

Home

Participação de empresas de mulheres que tomam empréstimo entre pessoas cresce 40%

Saiu na VALOR INVESTE

Veja a Publicação Original

Porém, as empresas com liderança feminina eram apenas 30% do total de negócios que tiveram crédito aprovado no ano passado. Os dados são da Nexoos, fintech de crédito que conecta empresas que buscam por capital a investidores

A participação de pequenas e médias empresas com mulheres no quadro societário que tiveram empréstimo entre pessoas (“peer to peer”, do termo em inglês, também chamado de empréstimo coletivo) aprovados cresceu 40% em 2020, em relação ao período entre 2016 e 2020. Porém, as empresas com liderança feminina eram apenas 30% do total de negócios que tiveram crédito aprovado no ano passado.

Os dados são da Nexoos, fintech de crédito que conecta empresas que buscam por capital a investidores, e são um reflexo do crescimento das mulheres entre os empreendedores no Brasil. As empresas com mulheres no quadro societário, com liderança feminina que mais solicitaram crédito em 2020 são do comércio (38%), seguidas por indústria (10%) e informação e comunicação (8%).

Em cerca de 60% dos negócios aprovados que possuem sócias mulheres, as empreendedoras têm idade entre 30 e 49 anos, mas a participação de mulheres mais novas entre as empreendedoras têm crescido. “Notamos um crescimento gradativo na participação de empresas com sócias entre 20 e 39 anos desde o início das operações da Nexoos”, afirma Daniel Gomes, CEO e fundador da Nexoos.

A maioria das empresas com mulheres ainda está concentrada na região sudeste do Brasil. Entre 2016 e 2020, mais de 60% das empresas com sócias mulheres aprovadas para o recebimento do crédito era da região sudeste. A grande concentração segue no estado de São Paulo, que corresponde a quase 50% da base.

A Nexoos ressalta que houve crescimento de empresas com esse perfil nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que vêm se destacando desde 2016. Em 2020, essas regiões representaram quase 30% dos empréstimos realizados.

Na modalidade de empréstimo entre pessoas, regulada pelo Banco Central, pessoas físicas e instituições emprestam dinheiro a outras pessoas físicas ou a pequenas e médias empresas, em busca de uma taxa de retorno favorável. Essa intermediação é feita por fintechs, empresas de tecnologia de serviços financeiros, como a Nexoos, a Biva e a BizCapital. No caso da Nexoos, os tomadores são pequenas e médias empresas.

Os investidores de empréstimos entre pessoas buscam diversificar sua carteira de investimentos e ter um retorno financeiro maior do que a Selic, a taxa básica de juros da economia, atualmente em 2,75% ao ano.

Com mais de quatro anos de atuação, a Nexoos tem 60 mil investidores, entre pessoas físicas e instituições, e já atendeu cinco mil empresas de todo o Brasil, financiando, no total, R$ 485 milhões. A empresa é regulada como Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP).

Veja a Matéria Completa Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME