HOME

Home

Na Trilha da História mostra a luta pelo voto feminino

Saiu no site EBC

 

Veja publicação original:  Na Trilha da História mostra a luta pelo voto feminino

.

Mulheres brasileiras ganharam o direito ao voto em 1932, durante o governo do presidente Getúlio Vargas

.

Na Trilha da História desta semana mostra a trajetória da mulher brasileira na luta pelo direito de votar e de ser eleita. A entrevistada deste episódio é a historiadora Teresa Cristina Marques, professora do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) e autora do livro “O voto feminino no Brasil”. Durante a entrevista, Teresa relata as várias tentativas de sensibilizar os políticos da Primeira República (1889 – 1930) a aprovar o sufrágio feminino.

.

Historiadora Teresa Cristina Marques, autora do livro "O voto feminino no Brasil"

.

Uma das mais importantes sufragistas brasileiras foi Leolinda de Figueiredo Daltro, uma das fundadoras do Partido Republicano Feminino, criado em 1910. O partido era uma espécie de manifesto político, já que as integrantes não podiam nem votar, quanto mais serem eleitas. Outra mulher que se destacou na luta pelo voto foi a paulista Bertha Lutz, uma das criadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino.

.

Eleitora vota nas eleições presidenciais de 1955

.

Nem o partido de Leolinda e nem a Federação de Bertha conseguiram convencer os políticos da Primeira República a aprovar o voto feminino. As mulheres só conquistariam esse direito na década de 30, com a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Em fevereiro de 1932, o novo código eleitoral garantiu a elas o direito de ir às urnas.

.

Teresa falou também sobre o início da luta pela participação política feminina em países como Inglaterra.

.

.

Trilha Sonora

.

Confira a lista de músicas deste episódio: “March of the Women” (composição de Ethel Smyth e Cicely Hamilton / interpretação da Orquestra de Ukulelê da Grã-Bretanha); “Oh, freedom” (banda Trill); “Mulher do fim do Mundo” (composição de Rômulo Fróes e Alice Coutinho / interpretação de Elza Soares); “19th Amendment” (composição e interpretação de Dolly Parton); e “Vote em mim” (composição de Rita Lee e Roberto de Carvalho / interpretação de Rita Lee).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME